Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

quinta-feira, 2 de março de 2017

Iniciativa do Ministério da Integração movimenta economia no Pará



Recursos vão garantir veículos para 96 municípios, emprego e renda para empresas e trabalhadores paraenses

A economia do Pará vai colher ótimos resultados da inIciativa de reunir as emendas aprovadas pela bancada paraense _ composta por três senadores e de 17 deputados federais _ para a aquisição de equipamentos que serão distribuídos para 96 prefeituras no estado. Serão investidos R$ 42 milhões para a compra de 86 caminhões compactadores de lixo, 14 lanchas e 40 caminhões caçamba.

O projeto foi coordenado pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. E já está ajudando a movimentar os negócios de empresas fabricantes e distribuidoras de caminhões e lanchas, movimentando a economia paraense e garantindo renda e emprego no estado. As empresas vencedoras das licitações já estão operando a todo o vapor nesta que é considerada uma relevante encomenda para elas.

Jamily Cristine Goulart Modesto, responsável pela área Comercial e de Licitações da TCN Comércio e Construção Naval, empresa com sede em Ananindeua,região metropolitana de Belém, e que será responsável pela fabricação das 14 lanchas que serão entregues em cidades do interior paraense, afirma que, para a fábrica, a autorização para a construção das lanchas será a obra de maior impacto este ano.

"Para a nossa empresa, essa encomenda é uma grande obra que, além de gerar impacto positivo nos negócios nos levou a contratar mais profissionais para dar conta das entregas. Esse reforço de pessoal também ajuda a movimentar a economia local", diz Jamily. Segundo ela, as lanchas são de médio porte e, pela configuração, serão utilizadas para patrulhamento e fiscalização.

"Estamos felizes com o trabalho. Somos uma empresa local com atuação nacional e essa obra também traz visibilidade para a nós. Já vencemos outras licitações para obras, mas com o Ministério da Integração Nacional é a primeira vez", afirma Jamily.

Na Mônaco Diesel, concessionária da MAN Latin América, de onde sairão 40 caminhões caçamba para as cidades paraenses, a iniciativa do Ministério da Integração e dos parlamentares paraenses resultará em negócios que correspondem a dois meses de faturamento da concessionária. Isso sem contar com os serviços futuros de pós-venda e manutenção. A afirmação é de Evandro Silva, responsável pela área de Vendas a Governo da Mônaco Diesel.

"Para a concessionária, essa encomenda corresponde a dois meses de vendas no Pará. Sem dúvida movimenta a economia, é um ótimo negócio para a empresa e ajuda no pós-venda. O prazo de entrega é até junho, mas pretendemos entregar antes disso. Estes caminhões saem da fábrica em Resende, no Rio de Janeiro, apenas o esqueleto. É aqui no Pará que serão fabricadas as caçambas que vão ser acopladas a eles", explica Evandro Silva.

As caçambas sairão da empresa Facchini S/A, com sede em São Paulo e unidade de fabricação em Marituba, na Grande Belém. Em Marituba, as caçambas já estão na primeira fase de fabricação e, segundo João Cainelo, gerente da unidade da Facchini no Pará, a encomenda está garantindo o trabalho dos 30 funcionários da fábrica, que estavam praticamente ociosos nos últimos meses.

"Com a crise, a nossa média de fabricação de três caçambas por funcionário havia sido reduzida a menos de uma por pessoa. O volume de encomendas estava muito baixo e agora temos essa importante demanda para atender. Foi uma atitude muito importante e valorosa do ministro Helder Barbalho, não só beneficiando as cidades que receberão os caminhões, como ajudando a manter empregos no Pará. A encomenda foi uma motivação para nossos funcionários", comemora João Cainelo.

Ele afirma que o pedido de caçambas corresponde também a dois meses de faturamento da fábrica. Os caminhões devem começar a chegar na unidade da Facchini no começo de março e, segundo ele, serão 60 dias para a instalação das caçambas.

Procurada, a Iveco Latin America, responsável pela entrega de 86 caminhões coletores de lixo que serão entregues às prefeituras, informou que não tem ainda detalhes sobre a fabricação e entrega destes equipamentos.

Prefeituras destacam a importância dos equipamentos

A entrega de equipamentos como caminhões e lanchas para os municípios paraenses ajudará a melhorar a qualidade de vida de população e reduzir custos dos gestores públicos com o aluguel de equipamentos essenciais para a realização de atividades de limpeza, manutenção e fiscalização.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (DEM), afirma que o caminhão caçamba que receberá nos próximos meses será fundamental para ajudar no recolhimento de entulho e lixo da cidade.

"É sempre bom o município receber equipamentos porque isso reduz a despesa com aluguel de equipamentos e ajuda no trabalho de limpeza urbana. Isso contribui, inclusive, na prevenção de doenças como a dengue em nossa cidade, melhorando a qualidade de vida da população", destaca Nélio Aguiar.


Já o prefeito de Benevides, Ronnie Silva (PMDB), enfatiza que os equipamentos serão importantes para a estrutura urbana da cidade.

"Agradeço a sensibilidade e o carinho que o ministro Helder Barbalho tem por Benevides e pelos demais municípios paraenses, assim como agradeço a união da bancada de deputados e senadores do estado. Quem ganha com isso é a nossa população, que recebe mais serviços e mais qualidade de vida", assinalou Ronnie Silva.

Toninho Barbosa (PMDB), prefeito da cidade de Breves, receberá em sua cidade uma lancha e um caminhão coletor de lixo. Para o prefeito, além da função de garantir atendimento à população ribeirinha com a lancha e ajudar na limpeza urbana, vão ajudar a reduzir os custos da prefeitura com aluguel destes equipamentos.

"Só temos a agradecer pelo empenho do ministro Helder Barbalho ao trabalhar pelo Pará e trazer para a nossa cidade equipamentos importantes. A lancha será fundamental para atender o ribeirinho do Marajó, da zona rural. Ficamos muito felizes com o ministro que não tem medido esforços para ajudar o Marajó", enfatizou Toninho Barbosa.

Fonte: Ascom/MIN
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Após atentado, Ibama bloqueia serrarias no Pará

Todas as serrarias da região de Novo Progresso, no Pará, foram bloqueadas no sistema do Documento de Origem Florestal (DOF) por determinaçã...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive