terça-feira, 7 de março de 2017

Secretária de Educação será convidada a prestar esclarecimentos

O vereador Valdir Matias Jr. (PV), apresentou, durante a sessão plenária na manhã desta terça-feira (7), na Câmara de Vereadores, um requerimento solicitando o comparecimento da secretaria municipal de Educação, Marluce Santos de Pinho, para que a titular da Semed esclareça os procedimentos legais que estão sendo feitos para nomeações e demissões de funcionários que trabalham naquela secretaria.

Na sessão de segunda-feira (6), o líder do PV fez um pronunciamento denunciando possíveis abusos de assédio moral, perseguição política e exonerações arbitrárias contra professores pela titular do órgão municipal.

Na sessão de hoje(07), o vereador informou que apresentaria ao plenário, um requerimento pedindo a presença da secretária Marluce Santos naquele Poder para dar essas explicações. Valdir baseou-se no uso de suas prerrogativas como parlamentar, sobretudo no que diz o artigo 58, da Lei Orgânica do Município (LOM), nos seus incisos I e II, para solicitar que a Câmara de Vereadores convide a secretária para uma reunião marcada para a próxima sexta-feira (10), às 15 horas, para que ela possa explicar sobre contratações de novos temporários e demissões de profissionais que há vários anos trabalhavam nas escolas municipais, contribuindo com o ensino de crianças e jovens. “Muitos desses trabalhadores exerciam seus cargos há mais de 10 anos. Profissionais altamente qualificados para exercer suas funções em sala de aula e que foram substituídos por pessoas sem conhecimento técnico e qualificação para lecionar”, disse o vereador.

Matias Jr. disse que a solicitação atende inúmeras reclamações veiculadas na imprensa, bem como de professores e do pessoal de apoio das escolas e UMEIs do município, com relação a privilégios que vêm ocorrendo com favorecimento de algumas pessoas.

O requerimento, em caráter de urgência, está assinado por mais nove parlamentares. O documento foi incluído na pauta de votação, porém, o líder do governo na Câmara, vereador Hendeson Pinto (DEM), manobrou para evitar a convocação e pediu vistas da matéria.

Gastos da Prefeitura até fevereiro


Ainda durante seu pronunciamento na tribuna da Casa, o líder do PV falou dos recursos recebidos pela Prefeitura de Santarém para serem usados na saúde e educação. Ele disse não entender como o município, em dois meses da atual gestão, recebeu grandes somas do erário público e ainda ocorrem problemas nestes dois importantes setores.

Consultando o Portal da Transparência da própria prefeitura de Santarém, o líder do PV constatou que nos meses de janeiro e fevereiro, por exemplo, a Prefeitura pagou R$ 9.677.008,58 na área da saúde. “E ainda assim constatamos inúmeros problemas nas unidades de saúde do município como a falta de medicamentos e material hospitalar no Pronto Socorro Municipal. No PSM, as cirurgias estão sendo adiadas constantemente”, completou.

Na educação a Semed pagou, mesmo sem estar no período de aula, valores na ordem de R$12.745.839,40, Até o dia 28 de fevereiro.
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive