terça-feira, 7 de março de 2017

Secretária de Educação será convidada a prestar esclarecimentos

O vereador Valdir Matias Jr. (PV), apresentou, durante a sessão plenária na manhã desta terça-feira (7), na Câmara de Vereadores, um requerimento solicitando o comparecimento da secretaria municipal de Educação, Marluce Santos de Pinho, para que a titular da Semed esclareça os procedimentos legais que estão sendo feitos para nomeações e demissões de funcionários que trabalham naquela secretaria.

Na sessão de segunda-feira (6), o líder do PV fez um pronunciamento denunciando possíveis abusos de assédio moral, perseguição política e exonerações arbitrárias contra professores pela titular do órgão municipal.

Na sessão de hoje(07), o vereador informou que apresentaria ao plenário, um requerimento pedindo a presença da secretária Marluce Santos naquele Poder para dar essas explicações. Valdir baseou-se no uso de suas prerrogativas como parlamentar, sobretudo no que diz o artigo 58, da Lei Orgânica do Município (LOM), nos seus incisos I e II, para solicitar que a Câmara de Vereadores convide a secretária para uma reunião marcada para a próxima sexta-feira (10), às 15 horas, para que ela possa explicar sobre contratações de novos temporários e demissões de profissionais que há vários anos trabalhavam nas escolas municipais, contribuindo com o ensino de crianças e jovens. “Muitos desses trabalhadores exerciam seus cargos há mais de 10 anos. Profissionais altamente qualificados para exercer suas funções em sala de aula e que foram substituídos por pessoas sem conhecimento técnico e qualificação para lecionar”, disse o vereador.

Matias Jr. disse que a solicitação atende inúmeras reclamações veiculadas na imprensa, bem como de professores e do pessoal de apoio das escolas e UMEIs do município, com relação a privilégios que vêm ocorrendo com favorecimento de algumas pessoas.

O requerimento, em caráter de urgência, está assinado por mais nove parlamentares. O documento foi incluído na pauta de votação, porém, o líder do governo na Câmara, vereador Hendeson Pinto (DEM), manobrou para evitar a convocação e pediu vistas da matéria.

Gastos da Prefeitura até fevereiro


Ainda durante seu pronunciamento na tribuna da Casa, o líder do PV falou dos recursos recebidos pela Prefeitura de Santarém para serem usados na saúde e educação. Ele disse não entender como o município, em dois meses da atual gestão, recebeu grandes somas do erário público e ainda ocorrem problemas nestes dois importantes setores.

Consultando o Portal da Transparência da própria prefeitura de Santarém, o líder do PV constatou que nos meses de janeiro e fevereiro, por exemplo, a Prefeitura pagou R$ 9.677.008,58 na área da saúde. “E ainda assim constatamos inúmeros problemas nas unidades de saúde do município como a falta de medicamentos e material hospitalar no Pronto Socorro Municipal. No PSM, as cirurgias estão sendo adiadas constantemente”, completou.

Na educação a Semed pagou, mesmo sem estar no período de aula, valores na ordem de R$12.745.839,40, Até o dia 28 de fevereiro.
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Dica Frazão, a artesã que encantou o mundo

Morreu na tarde desta sexta-feira (19), em Santarém, no oeste do Pará, uma das mais importantes artesãs paraenses, Dica Frazão, 96 anos. ...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive

PUBLICIDADE: