sexta-feira, 7 de abril de 2017

Alcoa inicia projeto de neutralização de carbono em Juruti

A Alcoa iniciou o plantio de 10 mil mudas na Comunidade Galileia, região de Juruti Velho, no município de Juruti, onde a empresa mantém operação de mineração de bauxita. A iniciativa integra as estratégias de sustentabilidade da empresa que neutralizará a emissão de gás carbônico gerada pela locomotiva que transporta o minério da área de beneficiamento para o porto, num trajeto de cerca de 55 quilômetros. O projeto, chamado “Locomotiva Verde”, será implementado em seis hectares em áreas da comunidade, que, no futuro, poderá desfrutar de novas áreas arborizadas e enriquecidas com espécies florestais nativas.

A vice-presidente de Sustentabilidade da Alcoa, Rosa Garcia Piñeiro, esteve pessoalmente na comunidade para participar do início dos plantios junto com funcionários voluntários e a comunidade. Rosa também é presidente da Alcoa Foundation, que é parceira do “Locomotiva Verde” juntamente com a organização não-governamental American Forest como parte do programa “Global ReLeaf”. Alcoa Foundation e American Forest, juntas desenvolvem uma parceria que estimula o plantio de milhares de árvores em todo o planeta. A parceria investiu mais de R$ 37,4 mil para implementar o projeto em Juruti.

“O plantio que iniciamos em Juruti é de um valor imensurável, pois representa nossa sensibilidade e consciência sobre a importância de conservarmos nossas florestas pelo equilíbrio climático e a própria qualidade de vida da comunidade global. A exemplo da unidade da Alcoa em Juruti, nossa proposta é cada vez mais neutralizar as emissões de carbono de nossas operações, tornando-as cada vez mais sustentáveis”, declara Rosa Garcia Piñeiro.

Em Juruti, o plantio de mudas na Comunidade Galileia conta com a assistência técnica do Instituto Vitória Régia e o acompanhamento das equipes de Meio Ambiente, Relações Comunitárias e Operação Ferroviária.



Sobre a Alcoa no Brasil

A Alcoa opera no Brasil em cinco das seis unidades de negócios da Alcoa Corporation: Bauxita, Alumina, Alumínio, Fundição e Energia. A estratégia de transformação da companhia busca ampliar seus negócios na cadeia de valor do alumínio e criar operações na área de commodities globalmente competitivas. A Alcoa emprega localmente cerca de 2.300 pessoas e possui três unidades produtivas, em Minas Gerais, Maranhão e Pará, além de escritórios em São Paulo, Belém e no Distrito Federal. A companhia também é acionista da Mineração Rio do Norte (MRN) e de quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Foi escolhida pela oitava vez como uma das empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Também foi reconhecida pela 13ª vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com o Great Place to Work Institute; e uma das Melhores Empresas Para Começar a Carreira, segundo o Guia Você S/A. Para mais informações, visite www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter emtwitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.

Sobre a Alcoa Foundation

Para marcar o lançamento da Alcoa Corporation como uma empresa independente, a Alcoa Foundation, como parte no novo foco em desenvolvimento sustentável, está anunciando um compromisso de um ano no valor de US$ 300.000 para o World Wildlife Fund (WWF). O programa irá tratar os impactos das mudanças climáticas em todas as partes do mundo, incluindo países nos quais a Alcoa Corporation possui unidades em operação, tais como o sudeste da Austrália, Brasil, Islândia e Noruega.

No decorrer do próximo ano, o WWF trabalhará com seus parceiros para coletar dados essenciais sobre mudanças as climáticas e seus efeitos sobre pessoas e a biodiversidade. Os resultados dessa iniciativa ajudarão o WWF a desenvolver estratégias de conservação e material educativo.

Sobre a Alcoa Corp.

A Alcoa (NYSE: AA) é líder mundial no setor em produtos de bauxita, alumina e alumínio, com um forte portfólio de produtos de fundição e laminação de valor agregado e ativos de energia significativos. A Alcoa está construída sobre uma base de valores fortes e excelência operacional há quase 130 anos, desde a revolucionária descoberta que fez do alumínio uma parte vital e acessível da vida moderna. Desde a invenção da indústria de alumínio e no decorrer da nossa história, nossos talentosos Alcoanos têm apresentado incríveis inovações e melhores práticas que nos levaram à eficiência, segurança, sustentabilidade e comunidades mais fortes em todos os momentos em que operamos. Visite nosso site , www.alcoa.com, siga @Alcoa no Twitter e, no Facebook, em

www.facebook.com/Alcoa. www.facebook/AlcoaBrasil
Fonte: Temple Comunicação
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive