sexta-feira, 7 de abril de 2017

Alcoa inicia projeto de neutralização de carbono em Juruti

A Alcoa iniciou o plantio de 10 mil mudas na Comunidade Galileia, região de Juruti Velho, no município de Juruti, onde a empresa mantém operação de mineração de bauxita. A iniciativa integra as estratégias de sustentabilidade da empresa que neutralizará a emissão de gás carbônico gerada pela locomotiva que transporta o minério da área de beneficiamento para o porto, num trajeto de cerca de 55 quilômetros. O projeto, chamado “Locomotiva Verde”, será implementado em seis hectares em áreas da comunidade, que, no futuro, poderá desfrutar de novas áreas arborizadas e enriquecidas com espécies florestais nativas.

A vice-presidente de Sustentabilidade da Alcoa, Rosa Garcia Piñeiro, esteve pessoalmente na comunidade para participar do início dos plantios junto com funcionários voluntários e a comunidade. Rosa também é presidente da Alcoa Foundation, que é parceira do “Locomotiva Verde” juntamente com a organização não-governamental American Forest como parte do programa “Global ReLeaf”. Alcoa Foundation e American Forest, juntas desenvolvem uma parceria que estimula o plantio de milhares de árvores em todo o planeta. A parceria investiu mais de R$ 37,4 mil para implementar o projeto em Juruti.

“O plantio que iniciamos em Juruti é de um valor imensurável, pois representa nossa sensibilidade e consciência sobre a importância de conservarmos nossas florestas pelo equilíbrio climático e a própria qualidade de vida da comunidade global. A exemplo da unidade da Alcoa em Juruti, nossa proposta é cada vez mais neutralizar as emissões de carbono de nossas operações, tornando-as cada vez mais sustentáveis”, declara Rosa Garcia Piñeiro.

Em Juruti, o plantio de mudas na Comunidade Galileia conta com a assistência técnica do Instituto Vitória Régia e o acompanhamento das equipes de Meio Ambiente, Relações Comunitárias e Operação Ferroviária.



Sobre a Alcoa no Brasil

A Alcoa opera no Brasil em cinco das seis unidades de negócios da Alcoa Corporation: Bauxita, Alumina, Alumínio, Fundição e Energia. A estratégia de transformação da companhia busca ampliar seus negócios na cadeia de valor do alumínio e criar operações na área de commodities globalmente competitivas. A Alcoa emprega localmente cerca de 2.300 pessoas e possui três unidades produtivas, em Minas Gerais, Maranhão e Pará, além de escritórios em São Paulo, Belém e no Distrito Federal. A companhia também é acionista da Mineração Rio do Norte (MRN) e de quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Foi escolhida pela oitava vez como uma das empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Também foi reconhecida pela 13ª vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com o Great Place to Work Institute; e uma das Melhores Empresas Para Começar a Carreira, segundo o Guia Você S/A. Para mais informações, visite www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter emtwitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.

Sobre a Alcoa Foundation

Para marcar o lançamento da Alcoa Corporation como uma empresa independente, a Alcoa Foundation, como parte no novo foco em desenvolvimento sustentável, está anunciando um compromisso de um ano no valor de US$ 300.000 para o World Wildlife Fund (WWF). O programa irá tratar os impactos das mudanças climáticas em todas as partes do mundo, incluindo países nos quais a Alcoa Corporation possui unidades em operação, tais como o sudeste da Austrália, Brasil, Islândia e Noruega.

No decorrer do próximo ano, o WWF trabalhará com seus parceiros para coletar dados essenciais sobre mudanças as climáticas e seus efeitos sobre pessoas e a biodiversidade. Os resultados dessa iniciativa ajudarão o WWF a desenvolver estratégias de conservação e material educativo.

Sobre a Alcoa Corp.

A Alcoa (NYSE: AA) é líder mundial no setor em produtos de bauxita, alumina e alumínio, com um forte portfólio de produtos de fundição e laminação de valor agregado e ativos de energia significativos. A Alcoa está construída sobre uma base de valores fortes e excelência operacional há quase 130 anos, desde a revolucionária descoberta que fez do alumínio uma parte vital e acessível da vida moderna. Desde a invenção da indústria de alumínio e no decorrer da nossa história, nossos talentosos Alcoanos têm apresentado incríveis inovações e melhores práticas que nos levaram à eficiência, segurança, sustentabilidade e comunidades mais fortes em todos os momentos em que operamos. Visite nosso site , www.alcoa.com, siga @Alcoa no Twitter e, no Facebook, em

www.facebook.com/Alcoa. www.facebook/AlcoaBrasil
Fonte: Temple Comunicação
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive