Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

quinta-feira, 6 de abril de 2017

IJUS pronto para se tornar OSCIP


O Instituto Juruti Sustentável – IJUS aprovou nesta quarta-feira (5), em Assembleia Extraordinária as alterações estatutárias necessárias para enquadramento do IJUS como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Com isso, o IJUS inicia o processo para tornar-se uma entidade do terceiro setor de interesse público. Isso facilitará o estabelecimento de novas parcerias, tanto com o poder público, quanto com a iniciativa privada. Tornando-se OSCIP, as empresas que realizarem investimentos no IJUS poderão abater as doações em suas contribuições ao imposto de renda. Além disso, o Ministério Público passará a acompanhar a prestação de contas do Instituto, sendo implantado, também, o Portal da Transparência.

“Tornando-se OSCIP o IJUS ganhará mais força em seus projetos e transparência de atuação. Será um exemplo a ser seguido em nossa região”, comenta Gustavo Hamoy, diretor presidente do IJUS.

O IJUS é a primeira organização civil de Juruti a buscar essa classificação, demonstrando o momento de maturidade da instituição e a solidez de suas contribuições na região.

Para Marcel Gonçalves, da Secretaria Municipal de Cultura de Juruti, será um importante passo para o crescimento do Instituto. “Como OSCIP, o IJUS irá melhorar a gestão e também ampliar os horizontes sobre a possibilidade de captação de recursos, o que irá contribuir diretamente para as associações presentes no nosso município e entorno”, declara.

Cássio Silva, representante do Banpará, visualiza o futuro promissor. “A elevação à OSCIP irá profissionalizar ainda mais a atuação do Instituto, sendo fator importante para os novos investidores, sendo uma contribuição importante na decisão das doações”.

Durante a Assembleia do IJUS, também houve uma apresentação teatral dos jovens ambientalistas do grupo Guerreiros a Amazônia, buscando retratar a importância da boa relação entre o homem e a natureza. 


Sobre o IJUS

O Instituto Juruti Sustentável – IJUS é uma entidade sem fins lucrativos estabelecida em novembro de 2015 integrando o Fundo Juruti Sustentável – FUNJUS e o Conselho Juruti Sustentável – CONJUS, que, juntamente com Indicadores socioeconômicos de desenvolvimento de Juruti, integram a estratégia do Tripé Juruti Sustentável.

O Tripé Juruti Sustentável é um bem púbico que incentiva a participação efetiva da sociedade do Município de Juruti na construção democrática de uma agenda de longo prazo rumo à sustentabilidade da região. O Tripé é composto pelo CONJUS, órgão voltado à promoção do diálogo coletivo entre organizações sociais, poder público e iniciativa privada; FUNJUS, mecanismo financeiro voltado a investimentos em projetos voltados ao desenvolvimento sustentável local; e ferramenta de indicadores para acompanhamento de aspectos do desenvolvimento socioeconômico de Juruti.

Este trabalho teve início em 2006 com apoio da Alcoa, empresa que minera bauxita no município de Juruti, em parceria com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces/FGV) com objetivo de construir uma proposta de modelo de desenvolvimento sustentável local. 

Fonte: Brum Comunicação
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Ator Paulo Silvino morre aos 78 anos no Rio

O ator e humorista Paulo Silvino morreu na manhã de hoje (17), aos 78 anos, em sua casa na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive