terça-feira, 18 de abril de 2017

Inscrições para o Programa Trainee da Equatorial Energia vão até dia 30

No ano passado, quando era recém-formada no curso de Engenharia de Produção, pela Universidade Federal de São João Del Rei, a mineira Sulamita Pereira viu no processo seletivo para trainee da Equatorial Energia a chance de entrar com o pé direito no mercado de trabalho. Com esse foco, a engenheira participou de uma concorrência com cerca de 11 mil candidatos de todo o Brasil para conseguir uma das vagas ofertadas na Celpa, concessionária de energia do Pará e que faz parte da Equatorial. A escolha fez com que a jovem mudasse de vida e alçasse grandes voos em sua jornada profissional.

A trajetória de Sulamita também pode ser traçada neste ano por jovens de todo o Brasil. A Equatorial Energia está com as inscrições abertas para o seu programa de trainee 2017, novamente com vagas para as duas distribuidoras do grupo: a Cemar (Companhia Energética do Maranhão) e a Celpa (Centrais Elétricas do Pará). As inscrições vão até o dia 30 de abril, e podem ser realizadas por meio do site da empresa www.equatorialenergia.com.br/trainee.

De acordo com Sulamita, entrar em uma empresa competente, por meio desse processo, é uma oportunidade única e que compensa todo o esforço. “A atuação como trainee é a minha primeira experiência profissional e, sem dúvida, abriu diversos horizontes, pois pude fazer uma panorâmica pelas áreas da companhia até encontrar alguma com a que eu mais me identificasse. Passados sete meses desde que entrei na Celpa, escolhi a gerência de Relacionamento com o Cliente, que considero uma área próspera, de muita confiabilidade e muito desafiadora”, avalia.

O processo de seleção para trainees conta com etapas de testes online, dinâmicas de grupo, entrevistas e painel com gestores. Para essas fases, Sulamita orienta que os candidatos estejam bem preparados e mantenham a tranquilidade. “É importante que todos se mantenham seguros de suas convicções para estas etapas, e lembrar que as oportunidades são para empresas humanas e justas. Na minha preparação eu procurava manter o foco nos meus objetivos e, acima de tudo, a tranquilidade nos períodos antes das seletivas”, diz a engenheira.

DESENVOLVIMENTO - Os selecionados passarão por um estruturado programa de desenvolvimento, que tem duração de 12 meses e é dividido em duas etapas. A primeira dura cerca de sete meses e é composta pela integração geral, job rotation em diversas gerências da empresa e em regionais, reuniões sistemáticas com a Diretoria, além de leitura de livros, treinamentos técnicos e comportamentais. A segunda etapa coincide com a ida do trainee para a área escolhida, onde, ao iniciar os trabalhos, terá que elaborar um projeto de melhoria, que posteriormente será apresentado para a diretoria.

A analista de RH e responsável pelo Programa Trainee na Celpa, Elisama Mascarenhas, explica como a função trainee se diferencia. “É um cargo para quem está em formação. Tanto que o termo significa ‘em treinamento’. E esta formação contempla algumas outras etapas que nenhum outro cargo oferece, como por exemplo, a passagem do profissional por várias gerências, a participação em processos estratégicos e o canal direto com a diretoria da empresa. Portanto, não vejo tantas funções dentro das grandes corporações que permitam esse tipo de amadurecimento profissional em um espaço tão curto de tempo”, avalia.

REQUISITOS - Os candidatos interessados em participar da seleção devem ter concluído a graduação entre os meses de julho de 2015 a julho de 2017, em áreas como Administração de Empresas, Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia da Computação. Ter inglês intermediário e disponibilidade para morar nos estados do Maranhão e/ou Pará, são imprescindíveis para o programa.

SERVIÇO
Programa Trainee da Equatorial Energia
Inscrições pelo site www.equatorialenergia.com.br/trainee
Até o dia 30 de abril.

Fonte: Ascom/Celpa
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive