quinta-feira, 20 de abril de 2017

Instalado primeiro Fórum Municipal Estudantil de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos



O primeiro Fórum Municipal Estudantil de Santarém, Belterra e Mojui dos Campos foi instalado na manhã desta quinta-feira (20), em audiência pública no auditório do Ministério Público de Santarém. O Fórum é resultado do projeto Juventude Cidadã - Gestão Político Democrática nas escolas, desenvolvido pelo Núcleo Permanente do Programa Ministério Público e a Comunidade em Santarém, e de procedimento administrativo da 8ª promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais- Educação e Saúde, por sua titular - promotora de Justiça Lílian Regina Furtado Braga.

O Fórum foi instalado após a leitura, discussão e aprovação do Regimento Interno, com a participação de cerca de 200 estudantes de escolas públicas de Santarém. Após a instalação, cada escola representada indicou o nome de dois titulares e dois suplentes para compor o Fórum, todos estudantes do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, ou do 1º e 2º ano do Ensino Médio. As escolas que não compareceram devem indicar seus representantes posteriormente. O Fórum é permanente e tem como objetivo ser um canal de diálogo entre os estudantes e o Ministério Público.

De acordo com a promotora de Justiça Lilian Braga, a instalação do Fórum é mais uma etapa de trabalho iniciado em outubro de 2015, quando o MP foi demandado por estudantes do Movimento Estudantil Pacto pela Educação no Pará, que levaram ao conhecimento da promotoria diversos problemas relacionados à educação, como segurança, infraestrutura e merenda escolar.



Foi lançado então o projeto Juventude Cidadã, que desde 2016 visita as escolas com informações sobre cidadania, protagonismo juvenil e outras discussões. “Esse é um momento especial, pois concluímos a primeira etapa desse projeto com a instalação do Fórum, que deverá ser um canal de diálogo dos estudantes com o MP, diálogo que vem sendo feito desde 2015, e que tem sido extremamente frutífero”, ressalta Lílian.

Para a estudante Ana Caroline, da Escola Plácido de Castro, e que integra o Movimento Pacto pela Educação, o apoio e parceria do MP nas demandas estudantis foi fundamental e deve continuar, pois “a ferramenta diálogo é muito eficaz quando bem utilizada”, disse.

Protagonismo juvenil

O Fórum é uma entidade paritária, consultiva e deliberadora, sem personalidade jurídica, formado por representantes das escolas municipais e estaduais, Movimento Pacto pela Educação no Pará e entidades/organizações estudantis de Santarém, Belterra e Mojui dos Campos. É um espaço permanente de diálogo, discussão e fomento ao protagonismo juvenil nas temáticas relacionadas à educação e áreas afins, nos municípios de atuação.



O funcionamento prevê Assembleia Geral, Coordenação e Órgão Fiscalizador. A Assembleia Geral deve se reunir a cada 45 dias e tem a participação de representantes de dois estudantes da cada escola municipal e estadual; dois do Movimento Pacto pela Educação e dois de cada entidade representativa dos estudantes, que serão definidas após a primeira Assembleia Geral, agendada para o mês de maio. O órgão fiscalizador é o Ministério Público do Estado do Pará, por meio da 8ª promotoria de Justiça e do programa MP e a Comunidade de Santarém.

O projeto Juventude Cidadã terá continuidade ao longo deste ano, com visitas e capacitações nas escolas, e acompanhamento das atividades do Fórum.

Fonte: Ascom/MPE
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive