sexta-feira, 28 de abril de 2017

MPE discute temas relacionados à lista oficial de medicamentos da rede pública de saúde

Após reunião convocada pelo Ministério Público de Santarém, um grupo de trabalho deverá iniciar as discussões para elaboração da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume) dos municípios de Santarém, Belterra e Mojui dos Campos. A reunião tratou da utilização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) pelas unidades hospitalares dos três municípios, e ocorreu na sede do MP de Santarém no dia 25 de abril, conduzida pela promotora de justiça Lilian Braga.

A lista é um instrumento do SUS que contém a relação oficial de medicamentos que devem atender as necessidades da população. Cerca de 50% das ações da promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais - Educação e Saúde de Santarém, são relacionadas a medicamentos, por isso a iniciativa de chamar os representantes da saúde pública municipal, estadual, e técnicos, para busca de soluções.

De acordo com a promotora de justiça Lilian Braga, desde o ano de 2016 se iniciou uma conversa com o 9º Centro Regional de Saúde de Santarém (Sespa) acerca da dispensação de medicamentos, problema sério demandado ao MP. “A promotoria só judicializa as demanda de medicamentos após esgotar todas as vias administrativas”, esclarece. Porém, após a decisão judicial há uma série de descumprimentos que representam insegurança jurídica.

Em inspeções realizadas, constatou que as Unidades Básicas de Saúde não atendem e nem possuem a Rename na localidade, e que os médicos das Unidades de Saúde não prescrevem os medicamentos da lista. “Essa situação reflete diretamente na prefeitura e secretarias de Saúde, pois devido ao não atendimento da lista, são prescritos medicamentos que não constam no SUS e, por consequência, que necessitam de uma demanda judicial para serem dispensados”, explica Lilian.

O professor da Universidade Federal do Oeste do Pará, Wilson Sabino, fez uma apresentação aos presentes acerca da “Politica Nacional de Medicamentos e Política Nacional de Assistência Farmacêutica”. Ele esclareceu ainda que a secretaria de Saúde só pode dispensar outro medicamento se o médico prescrever o princípio ativo do remédio, pois caso prescreva com o nome comercial, a farmácia tem que dispensar o medicamento denominado. O professor propôs um grupo de trabalho para elaborar uma relação de medicamentos para que Santarém desenvolva sua lista de fármacos, incluindo também Belterra e Mojuí dos Campos.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, concordou com a parceria para elaborar a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume) e informou que o município está disposto a regularizar a dispensação dos medicamentos que são de sua responsabilidade, mas que o Estado também tem que se preocupar com a sua parcela.

A promotoria deliberou que vai provocar a Sespa para disponibilizar o técnico para a confecção e discussão da Remume, e pediu a todos os representantes que busquem a indicação do participante do grupo para a confecção da lista. Será oficiado às secretarias de Belterra, Mojui e Santarém para verificar a possibilidade de disponibilizar a cada Unidade Básica de Saúde e Hospitais um exemplar da Rename para ser utilizado pelos profissionais em saúde.

Ao 9º Centro Regional será solicitado para que, junto com o Ministério Público, articule a implementação da Comissão de Farmácia e Terapêutica e a elaboração da Remume para os municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos. E que sejam implementadas todas as medidas para que esta meta seja cumprida ainda no primeiro semestre do ano de 2017.

O grupo de trabalho deve ter a representação das secretarias municipais de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, CRM, Sindicato dos Médicos, Conselho Regional de Farmácia, Hospital Regional do Baixo Amazonas e 9º Centro Regional, com dois representantes de cada.

Fonte: Ascom/MPE/Lila Bemerguy, de Santarém
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Dica Frazão, a artesã que encantou o mundo

Morreu na tarde desta sexta-feira (19), em Santarém, no oeste do Pará, uma das mais importantes artesãs paraenses, Dica Frazão, 96 anos. ...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive

PUBLICIDADE: