segunda-feira, 22 de maio de 2017

Bairro Amparo será o primeiro beneficiado com o Programa de Aquisição de Alimentos em Santarém

PAA estava desativado desde 2016, mas foi retomado este ano. Serão 493 famílias produtoras e 36 mil famílias consumidoras beneficiadas.

Após ter funcionado de forma precária em 2015 e ter sido desativado em 2016, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi retomado em 2017 e já irá entregar alimentos às primeiras 400 famílias beneficiadas no bairro Amparo, nesta quarta-feira (24), a partir das 8h, no barracão comunitário. O PAA é uma extensão do programa Fome Zero, do governo federal, executado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).

São beneficiados dois públicos: os produtores rurais, de quem a Prefeitura adquire os alimentos, contribuindo assim para o fomento da agricultura familiar. E as famílias que recebem as doações, consideradas em vulnerabilidade social, com risco de insegurança alimentar. “Há 493 famílias produtoras e 36 mil famílias consumidoras. É feita a distribuição de acordo com a aquisição de alimentos”, explicou o chefe da Divisão de Segurança Alimentar de Santarém Fagner Gonçalves.

As famílias que irão receber os alimentos estão cadastradas em 68 unidades credenciadas como o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), associações, conselhos e núcleos comunitários, asilo, albergues, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), dentre outros. “Estamos muito felizes, retomando o PAA. O sistema foi abastecido com todas as informações dos produtores, das associações de bairros para mais essa política pública para Santarém. Teremos aí muito trabalho pela frente, fazendo a distribuição em vários bairros”, declarou a secretária titular da Semtras, Celsa Brito.

Santarém havia sido excluída do programa no ano passado por problemas burocráticos, mas o prefeito Nélio Aguiar conseguiu que o município fosse incluído novamente. “Detectaram alguns problemas no sistema, na informação. Quando demos início ao governo, uma nova equipe, conseguimos resgatar. É importante para a economia do município, beneficia a agricultura familiar, e garante segurança alimentar”, concluiu o prefeito Nélio Aguiar.

A cerimônia de reativação do PAA foi realizada na manhã desta segunda-feira (22), no Restaurante Popular. (PMS)

Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Aumento no número de idosos reflete nos gastos com aposentadorias no Pará, diz especialista

A expectativa de vida de quem nasce no Pará passou de 71 , 9 anos em 2015 para 72,1, no ano passado. Os dados são do Instituto Brasileiro d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive