domingo, 21 de maio de 2017

Campanha combate tabagismo em Santarém

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Santarém, no oeste do Pará, realiza até o próximo dia 26, a semana de combate ao tabagismo. A ação é alusiva a data 31 de maio, dia mundial sem o tabaco.

Uma capacitação para médicos e enfermeiros, na última sexta-feira (19), abriu a programação da Semana de combate ao Tabagismo. A ação foi para fortalecer a implementação do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo, subsidiando esses profissionais para uma abordagem ampla e completa sobre o tema. O município de Santarém já tinha esse programa, porém a execução não estava acontecendo nas Unidades de Saúde, por isso a intenção da secretaria em dar destaque para um tema importantíssimo, que precisa ser levado com mais freqüência à população de Santarém.

A programação continua até o dia 26 de maio, durante a semana, serão realizadas capacitações com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que irão repassar essas informações para a população, dando orientações, levando informações e chamando a população para o atendimento e acompanhamento nas Unidades de Saúde. No dia 26, data de encerramento da Semana de Combate ao Tabagismo, será realizada capacitação pratica, que vai mostrar aos trabalhadores da área da saúde como são feitas as sessões para ajudar uma pessoa a parar de fumar.

Abaixo a programação:

22 a 25: (público geral)

Busca ativa de casos novos e visitas domiciliares, dando informações a respeito da patalogia.

· Orientação sobre a alimentação saudável, atividades físicas e conseqüências do uso abusivo de tabacos e outras drogas.

· Palestras educativas abordando a importância do diagnostico precoce, fazer a população conhecer e entender os valores da PA, observação dos sinais e sintomas e adesão ao tratamento.

26/05 encerramento (Técnicos de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde)

· Capacitação com o tema: A Hipertensão Arterial na Gestação.

· Capacitação prática sobre como ajudar uma pessoa a parar de fumar
Fonte: PMS
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Aumento no número de idosos reflete nos gastos com aposentadorias no Pará, diz especialista

A expectativa de vida de quem nasce no Pará passou de 71 , 9 anos em 2015 para 72,1, no ano passado. Os dados são do Instituto Brasileiro d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive