sexta-feira, 5 de maio de 2017

Definida estratégia de reordenamento para a feira da Cohab, em Santarém

Com o objetivo de dar ciência ao acordo firmado junto ao Poder Judiciário em decorrência da Ação Civil Pública do Ministério Público Estadual do Pará (MPE/PA) a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) realizou na manhã desta sexta-feira (05) uma reunião para tratar sobre o reordenamento e organização da Feira Livre do Bairro Cohab, no que diz respeito a deliberação do espaço físico, infraestrutura, funcionamento e organização da Feira Livre, bem como a organização do tráfego de veículos para carga e descarga, organização do trânsito no entorno da Feira e a fiscalização de produtos.

A reunião contou a presença da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), de Mobilidade e Trânsito (SMT), Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), Associação Produtores Rurais de Santarém (Aprusan), Associação dos Vendedores Ambulantes de Santarém (Avas) e Federação das Associações de Moradores e Organizações Comunitárias de Santarém (Famcos).

Sobre o ordenamento do trânsito, de carga e descarga, limitação de estacionamento que foram citados na ação do MPE/PA, o titular da Secretaria de Mobilidade e Trânsito, Paulo de Jesus, explicou. “Nós estamos elaborando ações para melhorar o ordenamento do trânsito no entorna da feira, além também de melhorar a sinalização e estabelecer os espaços para carga e descarga e a secretaria vai intensificar os trabalhos que são realizados".

A Feira iniciou atividades em 1992, atualmente possui 257 produtores associados a Aprusan e 42 bancas de vendedores ligados a Avas. “A Seminfra está trabalhando junto as demais secretarias para dar melhorias no que diz respeito ao dia a dia dos produtores e também da população que frequenta a feira. Nós entendemos que uma ação de imediato tanto na parte de ordenação das barracas e limpeza do local deve ser realizada e a Seminfra trabalha também dando apoio aos ambulantes com projetos como o Vendedor Cidadão" ressaltou Daniel Simões.

Em março a Semap encaminhou projeto a Companhia de Habitação do estado do Pará (Cohab) solicitando a área para a construção da Feira e segundo o secretário Bruno Costa, neste primeiro momento será executada as ações em obediência ao acordo firmado junto à Justiça. “Nós temos alguns pontos que necessitam serem melhorados como o trânsito, a questão sanitária e higiênica, a infraestrutura e a padronização dos feirantes, mas paralela a essa decisão judicial o prefeito tem buscado recurso e nós temos projetos pautados para estar revitalizando e reordenando, construindo e ampliando nossos mercados e feiras”, complementou o titular da Semap.

MINUTA DA JUSTIÇA:

• Identificar a área destinada à comercialização dos produtos;
• Proibição da venda de carne em temperatura ambiente e sem higiene;
• Proibição da manipulação de pescado, objetivando evitar o despejo dos resíduos;
• Exigência aos trabalhadores que façam uso dos equipamentos de segurança individuais (EPI’s)
• Proibição do abatimento de aves (patos e galinhas) no local feira;
• Ordenamento do trânsito, com o fim de evitar risco à vida dos usuários;
• Impedir a comercialização de produtos em área geográfica superior a destinada a feira;
• Nas datas de limpeza da feira, proibição de comercialização de quaisquer produtos, a fim de evitar a contaminação.

Às 16h haverá uma visita na Feira da Cohab para verificação do plano emergencial que deverá ser realizado em um prazo de 15 dias.

Fonte: Martha Costa/ Ascom/Semap
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive