Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Dica Frazão, a artesã que encantou o mundo

Morreu na tarde desta sexta-feira (19), em Santarém, no oeste do Pará, uma das mais importantes artesãs paraenses, Dica Frazão, 96 anos. Ela estava internada em um hospital da cidade, onde se tratava de uma pneumonia, desde o dia 7 de maio. No início desta tarde, a artista plástica teve complicações e seu quadro clínico se agravou. Ela sofreu falência múltiplas de órgãos, segundo informações da equipe médica.

Ela nasceu Raimunda Rodrigues Frazão, mas ficou mundialmente conhecida como Dica Frazão. Dica era natural do município de Capanema, no nordeste do Pará. Ela morava em Santarém desde 1943 e no dia 1º de janeiro de 1949 fez sua primeira peça: um leque de penas de pássaros. A partir daí não parou mais de produzir.

Suas obras chegaram às mãos de grandes personalidades nacionais e mundiais, tais como a rainha Fabíola, da Bélgica, o Papa João Paulo II, e o ex-presidente Juscelino Kubitschek, entre outros.

Paz à sua alma.


NOTA DE PESAR: MORTE DA ARTESÃ DICA FRAZÃO

É com grande pesar que a Prefeitura de Santarém informa que nosso município perdeu nesta sexta-feira, 19 de maio, uma de suas ilustres cidadãs. A artesã, modista e estilista Raimunda Rodrigues Frazão, a “Dica Frazão”, de 96 anos.

Idealizadora e responsável pela manutenção do Museu de Arte Dica Frazão, que funciona em Santarém desde 1999, dona Dica criava peças únicas utilizando matérias-primas extraídas da flora amazônica.

Dica Frazão já foi destaque nacional e internacional e recebeu visitas ilustres em seu Museu, como o ex Presidente da República Juscelino Kubitschek, para quem a artesã confeccionou a primeira toalha de raiz do patichouli.

A sua trajetória foi marcada pela contribuição na cultura e turismo santareno.

Dica Frazão nos deixa, mas permanecerá na memória dos admiradores, amigos e familiares. O seu exemplo de valorização Regional será sempre uma inspiração.

Considerando ainda a necessidade de expressar profundo pesar pela perda, o prefeito de Santarém Nélio Aguiar decretou luto oficial de 3 (três) dias no Município de Santarém, a partir da presente data.

Aos familiares e amigos a Prefeitura de Santarém manifesta condolências nesse momento de profunda tristeza e se une em preces de esperança e saudade. (PMS)

Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

WSP é pioneira em lançar seu próprio aplicativo

Já é neste sábado (24), o lançamento do aplicativo da WSP, desenvolvido pela empresa para aproximar ainda mais as pessoas.  O aplicat...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive

PUBLICIDADE: