Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Fim do inverno amazônico esquenta o tempo no Pará

O inverno amazônico chegou ao fim neste mês de maio, quando os índices pluviométricos diminuíram de intensidade e a fase mais ensolarada e quente do ano já começou. Esses resultados foram divulgados pela Diretoria de Meteorologia e Hidrologia (Dimeh), da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

No histórico e nas características da transição entre período chuvoso e o tempo com sol e altas temperaturas na Região Metropolitana de Belém (RMB), por exemplo, os meteorologistas observaram que no primeiro trimestre do ano houve variação de chuvas acima e muito acima do normal. No mês de abril, as chuvas com longos períodos de duração, contínuas por quase todo o dia, tiveram redução.

Segundo o diretor de Meteorologia e Hidrologia da Semas, o meteorologista Antônio Sousa, o mês de maio está sendo marcado pelo deslocamento, rumo ao Hemisfério Norte, da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas na faixa norte do estado. “Esse afastamento favorece a diminuição no quantitativo de chuva e da cobertura de nuvens, o que contribui para a elevação das temperaturas”, afirma.

Na climatologia para o próximo trimestre – junho, julho e agosto – no território paraense, a Rede Estadual de Previsão Climática e Hidrometeorológica - formada pela Semas, Sistema de Vigilância da Amazônia (Sipam), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Universidade Federal do Pará (UFPA) - aponta que, em decorrência da diminuição das chuvas nos próximos meses, as temperaturas deverão ser elevadas em todo o Estado, com máximas ultrapassando a média em até 3°C, especialmente na porção sul do Pará, onde as mais altas devem ficar em torno de 36°C a 37°C.

Durante os meses de junho e julho, na porção norte do Estado, espera-se ocorrências de chuva acima de 150 mm. Enquanto que o sul do Pará apresenta um período seco pré-estabelecido, com totais mensais abaixo de 25 mm. No mês de agosto, haverá predominância de condições com menos chuvas e seca em toda a região paraense.

Fonte: Agência Pará
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Ator Paulo Silvino morre aos 78 anos no Rio

O ator e humorista Paulo Silvino morreu na manhã de hoje (17), aos 78 anos, em sua casa na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive