Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Instituto Alcoa renova parceria com Secretarias de Educação para realização do Programa ECOA

Após concluir um ciclo de três anos, em 2016, com excelentes resultados, o Instituto Alcoa se mobiliza para renovar suas parcerias com entidades do poder público para realização do Programa ECOA 2017. Desde o início de abril, a equipe de Relações Comunitárias da Alcoa e a equipe da Evoluir, parceira do Instituto Alcoa na realização do programa, tem se reunido com as Secretarias de Educação de Poços de Caldas, Juruti e São Luís, para alinhar os objetivos da iniciativa.

A meta é fortalecer a cultura de sustentabilidade escolar nessas localidades, por meio da realização de atividades com alunos e professores que incentivem a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis, e estimulem formas alternativas de educação ambiental.

O programa mantém o mesmo formato adotado nos anos anteriores, com formação de professores, acompanhamento pedagógico nas escolas, realização das Missões ECOA, voluntariado com funcionários Alcoa e distribuição da Biblioteca ECOA, que conta com 300 livros por escola, sendo 10 exemplares de cada título. A Biblioteca promove o fortalecimento de reflexões e hábitos direcionados à sustentabilidade e ao exercício da cidadania entre a comunidade escolar. As escolas participantes de 2014 a 2016 serão convidadas a fazerem parte da Rede ECOA e poderão indicar representantes para participarem do curso de formação (vagas limitadas).

Para o presidente do Instituto Alcoa, Otavio Carvalheira, o Programa ECOA contribui com a missão do Instituto Alcoa, que é deixar um legado de sustentabilidade nas comunidades onde a Alcoa atua. “O ECOA apresentou resultados expressivos nos últinmos três anos, que nos motivam a dar continuidade à esta iniciativa e promover transformações em toda a comunidade escolar”, disse.

No ano passado, o Programa ECOA beneficiou mais de 13 mil alunos nas 30 escolas contempladas e 128 professores foram certificados no custo de formação. Houve a distribuição de materiais didáticos, com 180 kits da formação, 30 Bibliotecas ECOA, com 9 mil livros no total. Também foram doados 4.500 exemplares do livro “Os Heróis na Conquista da Cidadania”, da editora Evoluir. As missões ECOA, que são atividades realizadas no contraturno escolar que promovem transformações positivas no relacionamento entre alunos e professores, envolveram mais de 490 alunos da Rede Pública de Ensino.

Programa ECOA em Juruti
Em Juruti, duas escolas que iniciaram em 2015 permanecerão no programa: Elza Albuquerque e José Roberto Pimentel. Além destas escolas, o ECOA será realizado em três novas escolas: Nossa Senhora da Saúde, Batista Dilma Roosle e Rosa de Saron.

Sobre o Programa ECOA
O Programa ECOA é uma iniciativa do Instituto Alcoa, em parceria com as Secretarias de Educação Municipais e a Evoluir. O Programa tem como objetivo fomentar a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis, por meio de processos de educação socioambiental voltados para valores humanos, conhecimentos, habilidades e atitudes. Desde 2014, o programa beneficiou mais de 43 mil alunos e mais de 450 professores foram certificados pelo curso de formação.

Sobre o Instituto Alcoa

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que busca promover transformações positivas nas localidades onde a Alcoa está presente, fortalecendo as comunidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável. O Instituto Alcoa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável local, atuando por meio do Programa de Apoio a Projetos Locais, Programas de Voluntariado, Projetos Estruturantes e Iniciativa Globais provenientes da Alcoa Foundation. Os temas considerados estratégicos para toda atuação do Instituto Alcoa são: educação; trabalho e renda; saúde; meio ambiente; governança e segurança.

Fonte: Temple Comunicação
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Ator Paulo Silvino morre aos 78 anos no Rio

O ator e humorista Paulo Silvino morreu na manhã de hoje (17), aos 78 anos, em sua casa na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive