sexta-feira, 12 de maio de 2017

Ministro do STF garante agilizar processo que pede aumento da representação do Pará no Congresso

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), garantiu dar andamento à ação movida pelo Governo do Estado do Pará que pede o aumento no número de deputados federais representando o estado no Congresso Nacional. A garantia foi dada pelo próprio ministro nesta quinta-feira, 11, na sede do STF. “Nosso número de deputados federais, atualmente com 17 parlamentares na Câmara dos Deputados, tem como base a população paraense, segundo o Censo de 1988 e, com isso, o Pará perde em representatividade no Congresso Nacional, perde poder de voto, de luta pelo estado em Brasília e quem perde com isso é a população”, disse Ophir Cavalcante Júnior, procurador geral do estado, que estava na audiência com o ministro Fux, acompanhado do senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA) e da chefe da procuradoria do estado em Brasília, Viviane Ruffeil Pereira. O vereador pelo município de Belém, Victor Dias, também esteve na audiência com o ministro.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO – 38) que a Procuradoria Geral do Estado (PGE-PA) ingressou no STF, obriga a Câmara Federal a fazer a atualização da bancada federal paraense, respeitando a proporcionalidade entre o número de parlamentares e da população, que atualmente já ultrapassa 8 milhões de habitantes. Com base nesse número, o Pará passaria a ter 21 deputados federais. Quatro a mais que os 17 atuais. O ministro Luiz Fux é o relator da ação.

O STF já acatou a ação e julgará se há omissão legislativa do Congresso Nacional no tocante à edição de lei complementar, para disciplinar a representação parlamentar proporcional dos estados e Distrito Federal na Câmara dos Deputados. Na ação, o governo paraense explica que a Constituição Federal dispõe em seu artigo 45, parágrafo 1º, que “o número total de deputados, bem como a representação por estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta deputados”.

Caso o Pará tenha deferida sua ação, o número de deputados federais do estado será acrescido em mais quatro representantes, aumentando dos atuais 17 para 21 parlamentares. A atualização teria reflexo imediato também no número de deputados estaduais, podendo aumentar dos atuais 41 para 46 deputados. “Estamos atrasados nessa decisão há pelo menos três ou quatro legislaturas”, disse o senador Flexa Ribeiro. Segundo o senador, o prazo máximo para que essa atualização seja feita é no próximo mês de setembro. “O prazo é de um ano antes das próximas eleições e se não atualizarmos, teremos de esperar até pelo menos o meio do ano que vem para retomarmos a discussão”, disse Flexa.

Ophir Cavalcante ressaltou ao ministro Luiz Fux que o fluxo migratório ao estado do Pará é intenso, aumentando em muito a população do estado. “O estado recebe muitos migrantes e nossa população só faz aumentar, exigindo mais investimentos em saúde, educação, segurança e outros direitos básicos”, disse Ophir. “Por isso precisamos de mais parlamentares que lutem por mais verbas para o estado, pelos nossos direitos, tanto daqueles que nasceram no Pará quanto daqueles que vêm ao nosso estado construir ou reconstruir suas vidas”, completou o procurador-geral.


Fonte: Agência Pará
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive