quinta-feira, 18 de maio de 2017

Moradores de Santarém são contemplados com novas geladeiras

A ação faz parte do Projeto Comunidade Eficiente da Celpa, que troca geladeiras em mau funcionamento dos clientes de baixa renda

Rosa Doriana, 28 anos, moradora do bairro Conquista, foi a primeira selecionada pelo Projeto Comunidade Eficiente da Celpa no município de Santarém. A geladeira dela era a que estava em estado mais crítico, das mais de 320 analisadas pela concessionária. Há várias décadas, o refrigerador serviu aos pais e aos avós de Rosa. Sem condições para comprar uma nova, a auxiliar de serviços gerais comemorou o anúncio feito na noite da última quarta-feira (17).

No dia seguinte, a contemplada já estava de posse da geladeira nova, graças ao Projeto Comunidade Eficiente que a Celpa desenvolve em todo o Estado. A ação troca refrigeradores ineficientes por modelos novos e mais econômicos. Nesta etapa, foram substituídas 120 geladeiras para os clientes de Baixa Renda, em Santarém e, também mais 120 no município de Monte Alegre.

Rosa explica que a geladeira nova mudará um pouco da sua rotina doméstica. “Agora será possível conservar os alimentos da melhor forma e também reduzir os gastos com energia. A geladeira vai fechar direitinho pois a borracha de vedação vai estar em bom estado”, avalia.

Além das geladeiras, a iniciativa da Celpa também permitiu que os moradores dos dois municípios fizessem a substituição das lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por modelos de LED. Esse novo padrão de lâmpadas pode alavancar uma economia de até 80% no que diz respeito à iluminação residencial.

Para o executivo da área de Relacionamento com o Cliente da Celpa, Gilliard Vaz, a troca das geladeiras deve representar uma grande economia para os cidadãos contemplados nos municípios do Oeste do Pará. “Uma geladeira velha ineficiente costuma consumir até 40% mais energia, em relação aos novos modelos que entregamos à população”, reforça.

Os eletrodomésticos velhos, recolhidos tanto em Monte Alegre, quanto em Santarém, serão transportados para uma fábrica em Cabreúva (SP), onde será feito o descarte ecologicamente correto, sem trazer danos para o meio ambiente.

Comunidade Eficiente – O projeto tem atuação em três frentes: inclusão, educação e economia. Em relação ao primeiro item, a concessionária deve firmar parcerias com as prefeituras dos municípios para que sejam coletados os dados dos potenciais clientes para fazer parte do Programa Tarifa Social. A partir daí os agentes de campo que, serão disponibilizados pela Celpa, farão as entrevistas com os cidadãos para incluí-los no benefício do Governo Federal que concede descontos de 10% a 65% na conta de energia elétrica. A ação também oferece 160.000 unidades de lâmpadas fluorescentes e de LED para substituir as incandescentes e fluorescentes compactas.

Fonte: Ascom/Celpa
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive