sábado, 27 de maio de 2017

Pará está entre os maiores produtores de frutas cítricas do país




O Pará está entre os estados brasileiros que mais produzem frutas cítricas e o primeiro a receber o título de Área Livre de Cancro Cítrico, grave praga que atinge citros de todas as espécies. O reconhecimento oficial veio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio das resoluções nº 1 e nº 6, de março deste ano. Para manter esse status, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) realiza um trabalho frequente com os produtores de acompanhamento, monitoramento e combate às pragas nas plantações.

Atualmente, o estado possui dois polos citrícolas e áreas livres de Cancro Cítrico: a microrregião de Capitão Poço, englobando os municípios de Capitão Poço, Garrafão do Norte, Irituia, Nova Esperança do Piriá e Ourém; e Monte Alegre, juntando os municípios de Alenquer, Belterra, Mojuí dos Campos, Prainha e Santarém.

Na última semana, na comunidade de Santa Luzia do Induá, município de Capitão Poço, uma equipe da Adepará se reuniu com associações de produtores rurais e representantes da superintendência do Mapa, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). A reunião discutiu as ponderações da Instrução Normativa 48 de produção de mudas que entra em vigor a partir de setembro deste ano.

Segundo dados da Diretoria de Defesa Vegetal da Adepará, o plantio de citros acontece em 920 propriedades rurais paraenses, totalizando uma área plantada de aproximadamente 15 mil hectares. Os municípios de Capitão Poço e Monte Alegre são os maiores produtores no Estado de laranja e limão.

Agência Pará
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive