quinta-feira, 8 de junho de 2017

Aberta campanha de combate ao trabalho infantil em Santarém

Foi aberta oficialmente, na manhã desta quinta-feira (8), em Santarém, no oeste do Pará, a campanha alusiva ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, comemorado no dia 12 de junho. A abertura ocorreu no auditório do Centro de Informações e Educação Ambiental (Ciam) e contou com a participação de pessoas ligadas diretamente ao Combate do Trabalho Infantil no município. A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) coordena as ações da campanha que este ano tem como tema: “Trabalho Infantil: Basta!”.

Um dos componentes da mesa foi o Irmão Ronaldo Henn, coordenador há quase trinta anos da Pastoral do Menor, que aproveitou para agradecer o apoio que vem recebendo da Semtras por meio de sua rede de proteção.

Todos os participantes do evento frisaram a participação da família para a sensibilização do lugar da criança em seu convívio e que todos podem fazer parte da corrente e trabalhar com a erradicação do trabalho Infantil que ainda têm um registro muito grande no município.

Segundo dados do IBGE de 2010 Santarém têm em média 2.000 (duas mil) crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.

De acordo com a coordenadora das Ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) Carise Pedroso, são várias as ações desenvolvidas diariamente no município por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e que a população pode ajudar denunciando esses abusos.

A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, esclareceu que é preciso desmitificar que criança precisa trabalhar para ajudar com o sustento da família, “criança tem que ser criança e cada pessoa ao perceber que existe o Trabalho Infantil deve denunciar no disque 100, é por isso que Santarém vem trabalhando para tentar mudar esse cenário”.

Ainda fazendo parte da programação serão afixados cartazes e distribuídos panfletos em escolas, instituições públicas e privadas, feiras, embarcações e mercados.

No dia 12 de junho, haverá uma caminhada com saída da Praça Barão de Santarém, percorrendo as Avenidas Rui Barbosa, Barão do Rio Branco até a chegada na Avenida Tapajós, onde serão realizadas ações culturais voltadas aos participantes da caminhada na Praça do Pescador.

No dia 14 de junho, a campanha encerra com ação social na Escola Municipal Santo André, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

As ações têm o intuito de sensibilizar a sociedade santarena sobre o problema e argumentar contra os mitos que envolvem o assunto: “Melhor trabalhando que roubando”; “Melhor trabalhando que usando droga”; “Ah, trabalho dignifica a criança e o adolescente”; “Eu trabalhei e não morri”.

Locais: escolas, instituições públicas e privadas, feiras, embarcações e mercados; caminhada com saída da Praça Barão de Santarém e chegada à Praça do Pescador (12/6); e ação social na Escola Municipal Santo André (14/6).

Com informações da Prefeitura de Santarém
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive