sexta-feira, 30 de junho de 2017

Alcoa valoriza memória de Juruti

Cada vez mais crianças, jovens e adultos em Juruti conhecem e valorizam a sua história por meio da iniciativa “Hoje é dia de Arqueologia”, desenvolvida pela Alcoa, empresa que opera mina de bauxita no município e mantém programa de Educação Patrimonial. As atividades são realizadas na cidade e nas comunidades e têm o objetivo de levar conhecimentos sobre os bens culturais do município, incluindo réplicas de alguns achados de sítios arqueológicos e explicações sobre a importância de preservar esse patrimônio para futuras gerações.

Desde que foi implantada a ação do “Hoje é Dia de Arqueologia”, em 2014, a iniciativa já levou conhecimento arqueológico para mais de 3 mil pessoas de 19 comunidades rurais de Juruti, além da cidade. “O objetivo do programa é socializar o conhecimento, promover a apropriação e valorização do passado de Juruti, tendo como tema gerador os sítios arqueológicos por meio de processos educativos que objetivam um novo olhar sobre o patrimônio local”, explica Viviane Penna, analista de Sustentabilidade da Alcoa Juruti. “Quando chegamos numa localidade com a ação, percebemos o interesse das pessoas em aprender e conhecer o tema, - principalmente porque contamos o início da história como conhecemos hoje”, complementa.

Na Comunidade do Uxituba, região de Juruti Velho, por exemplo, o “Hoje é dia de Arqueologia” também reuniu estudantes de outras comunidades vizinhas, abrangendo Pedreiros, Nova União, Raifran, Nova Aliança, Capelinha e Monte Sinai. “As crianças se interessam por novos conhecimentos e os professores, tendo contato com as informações, podem aprofundar mais sobre os temas nas outras disciplinas”, disse Leandro Mendes de Sousa, diretor da escola da Comunidade Uxituba.

O principal objetivo do programa de Educação Patrimonial da Alcoa é compartilhar com a população o conhecimento proveniente dos resultados das pesquisas arqueológicas desenvolvidas pela Scientia Consultoria em dois sítios arqueológicos encontrados durante as escavações feitas no período de licenciamento do empreendimento de mineração de bauxita da Alcoa no Município de Juruti.

“O tema é de suma importância para os alunos desenvolverem o orgulho sobre o nosso patrimônio cultural e material. Muitos alunos nem sabiam o que era arqueologia e a atividade deu oportunidade para eles terem contato com a ciência na teoria e na prática. Além disso, o que me chamou atenção foi poder falar de arqueologia a partir da nossa própria realidade”, afirmou a professora Aldeane Coelho de Souza.

Sobre a Alcoa no Brasil

A Alcoa opera no Brasil em cinco das seis unidades de negócios da Alcoa Corporation: Bauxita, Alumina, Alumínio, Fundição e Energia. A estratégia de transformação da companhia busca ampliar seus negócios na cadeia de valor do alumínio e criar operações na área de commodities globalmente competitivas. A Alcoa emprega localmente cerca de 2.300 pessoas e possui três unidades produtivas, em Minas Gerais, Maranhão e Pará, além de escritórios em São Paulo, Belém e no Distrito Federal. A companhia também é acionista da Mineração Rio do Norte (MRN) e de quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Foi escolhida pela oitava vez como uma das empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Também foi reconhecida pela 13ª vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com o Great Place to Work Institute; e uma das Melhores Empresas Para Começar a Carreira, segundo o Guia Você S/A. Para mais informações, visite www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.

Sobre a Alcoa Corp.

A Alcoa (NYSE: AA) é líder mundial no setor em produtos de bauxita, alumina e alumínio, com um forte portfólio de produtos de fundição e laminação de valor agregado e ativos de energia significativos. A Alcoa está construída sobre uma base de valores fortes e excelência operacional há quase 130 anos, desde a revolucionária descoberta que fez do alumínio uma parte vital e acessível da vida moderna. Desde a invenção da indústria de alumínio e no decorrer da nossa história, nossos talentosos Alcoanos têm apresentado incríveis inovações e melhores práticas que nos levaram à eficiência, segurança, sustentabilidade e comunidades mais fortes em todos os momentos em que operamos. Visite nosso site www.alcoa.com, siga @Alcoa no Twitter e, no Facebook, em www.facebook.com/Alcoa. www.facebook/AlcoaBrasil.

Fonte: Temple Comunicação
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Professores da Ufopa são agredidos por seguranças de bar

Um fato lamentável ocorreu na madrugada do último sábado (18), no interior do ‘Estação Bar’, localizado na avenida Mendonça Furtado,...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive