quinta-feira, 8 de junho de 2017

Diálogo Público pretende contribuir para o desenvolvimento sustentável na Amazônia



Com o objetivo de contribuir para o planejamento das ações dos governos federal e estaduais e para o desenvolvimento sustentável da Região Norte, o Tribunal de Contas da União (TCU) realizará o evento Diálogo Público - Amazônia Sustentável: Desafios Para o Desenvolvimento Socioeconômico, em 22 de junho, no auditório do Banco da Amazônia, em Belém, no Pará.

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas no Portal TCU utilizando o código: DPAM2017. Durante a programação, cinco painéis vão debater os desafios locais e as potencialidades e entraves para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, considerando aspectos como inclusão social e distribuição de renda.

O primeiro painel tem como tema “O Desafio de Desenvolver a Amazônia com Sustentabilidade”. Os participantes examinarão alternativas para a interiorização do desenvolvimento com a preservação dos recursos naturais.

Em seguida, o painel “Financiamento ao Desenvolvimento Regional e Visão Integrada dos Órgãos em prol do Crescimento Sustentável” debaterá formas de desenvolvimento econômico e social intrarregional, de maneira sustentável e continuada, garantias de novos negócios, captação de recursos.

O desenvolvimento das cadeias produtivas locais, a partir do aproveitamento das características intrínsecas da Região Amazônica, será o assunto do painel “Marca Amazônia e a Geração de Renda”.

A “Regularização Fundiária e seus Reflexos no Desenvolvimento Sustentável”, tema do painel quatro, discutirá formas de garantir a regularização da terra ao pequeno e médio produtor para que obtenham acesso às políticas públicas.

O último painel será “Desafios e Soluções factíveis para o Desenvolvimento da Região Norte”, que debaterá as possibilidades efetivas de implementação dos planos regionais de desenvolvimento.

Fisc Norte

Está em andamento no TCU o relatório sistêmico sobre o tema desenvolvimento com recorte na Região Norte (conhecido como Fisc Norte). A região apresenta indicadores de desenvolvimento socioeconômico inferiores à média nacional. Nesse sentido, a temática do desenvolvimento regional tem grande relevância para o controle externo na medida em que a Constituição Federal elencou como um dos objetivos fundamentais da República a redução das desigualdades sociais e regionais.

Fonte: Ascom TCU
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive