Santarém - 356 anos

Santarém - 356 anos

..

..

terça-feira, 6 de junho de 2017

Fórum vai discutir descarte e uso adequado de medicamentos

O Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Universidade Federal do Oeste do Pará promove nos dias 10, 12, 13 e 14 de junho, o I Fórum e Workshop Farmacêutico do Oeste do Pará (Fofopa), em parceria com o Ministério Público do Pará e com o Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF-PA). O evento será realizado na sede do MPPA de Santarém e também terá a participação da Faculdade Unama Santarém, do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) e da Pastoral Social Cáritas do Brasil. O tema geral é “Discutindo o uso racional de medicamentos e seus impactos no contexto amazônico”.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até hoje, 5 de junho, na página http://www.even3.com.br/fofopa. O Ministério Público participa do evento na abertura e demais programações. No dia 14 de junho, às 16h30, a promotora de justiça Ione Nakamura ministra a palestra com o tema “O papel da Promotoria Pública na interlocução entre sociedade e a gestão pública”. No dia 13, a promotora de justiça Lilian Braga participa do Workshop conduzindo o tema “O papel do Ministério Público Estadual e Federal no âmbito da saúde e meio ambiente”.

De acordo com o coordenador do Fórum, professor-doutor Wilson Sabino, o debate se justifica, pois em duas edições do Farmacêutico Pai D’Égua (2015-16) promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará (CRF-PA) foram arrecadados aproximadamente 1,2 tonelada de medicamentos vencidos. “Eles realizaram o mesmo evento em Belém e não arrecadaram metade disso. Diante da alta quantidade coletada, veio uma interrogação: pra onde estão indo esses medicamentos, já que possivelmente não há em Santarém uma política para coleta e destinação adequada desses produtos?”, questiona o professor, que é também é vice-diretor do Isco.

Outro motivo que amplia o debate para o uso adequado de medicamentos, são estudos desenvolvidos em Santarém, que vem apresentando um número expressivo de pacientes crônicos que não aderem a farmacoterapia, consequentemente, observando-se em muitos casos, medicamentos a vencer ou vencidos nos lares, além do controle inadequado da doença, podendo acarretar incapacidades e até mesmo a morte.

Também está entre os objetivos, em parceria com Ministério Público, a elaboração da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais para os municípios de Santarém, Belterra e Mojui dos Campos. Sabino explica que os médicos que atendem no serviço público devem prescrever medicamentos de acordo com a Denominação Comum Brasileira, indicando o princípio ativo do medicamento, em sintonia com a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). A listagem nacional pode sofrer variações de acordo com a região e até o momento, os municípios do oeste do Pará não têm sua relação própria.

Ao final, o Fórum deve reunir contribuições para o descarte correto dos medicamentos; ações e/ou políticas intersetoriais que se traduzam no melhor uso dos fármacos pela população; proposição ao Ministério Público, no âmbito da saúde e meio ambiente; e redirecionamento do ensino dos futuros egressos da Saúde, levando em consideração os resultados obtidos no evento.

Fonte: Ascom/MPE com informações da Ascom Ufopa
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Ator Paulo Silvino morre aos 78 anos no Rio

O ator e humorista Paulo Silvino morreu na manhã de hoje (17), aos 78 anos, em sua casa na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive