sábado, 24 de junho de 2017

Promotoria firma TAC para garantir transporte escolar adequado em Óbidos

A Promotoria de Justiça de Óbidos, na região do Baixo Amazonas, firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para garantir melhorias ao transporte escolar no município. O acordo prevê compromissos para a prefeitura, secretaria municipal de Educação, Conselho do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e a empresa Vieira Transporte Ltda. Os pontos principais objetivam garantir condições adequadas e a fiscalização do transporte escolar em veículos automotores e embarcações.

O TAC está em vigor desde o dia 6 de junho. A iniciativa foi da promotora de justiça Évelin Staevie dos Santos. Ela observou nos procedimentos administrativos existentes na promotoria a ausência de fiscalização efetiva das rotas pela empresa e pelo município, como também da aplicação da penalidade contratual pela suspensão do serviço. Entre os objetivos do plano de atuação da promotoria para o biênio 2016/2017 consta a elaboração de medidas para a maior abrangência e eficiência do transporte escolar.

Dentre os compromissos assumidos pelo prefeito Francisco José Alfaia de Barros e a secretária de educação, Ananilva Pereira Soares, está a criação de uma comissão de fiscalização do transporte escolar e a instituição do plano municipal de transporte, no prazo de 30 dias. Cabe ao município fiscalizar o contrato administrativo com a empresa Vieira Transportes, encaminhando relatório trimestral ao Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e ao Conselho do Fundeb, e enviar aos diretores de escolas e terceirizados cópia do TAC para que possam apoiar a fiscalização.

O município também se compromete a fiscalizar a folha de ponto dos motoristas e controlar a validade das habilitações, com envio de relatório trimestral ao MPPA e ao Conselho do Fundeb, além de aplicar medidas para o cumprimento do contrato. Na mesma periodicidade, os veículos automotores e embarcações devem ser submetidos à inspeção dos departamentos estadual e municipal de trânsito, Capitania dos Portos e secretaria municipal de Educação.

A prefeitura e a secretaria de Educação devem ainda zelar pela manutenção das boas condições dos veículos componentes da frota destinada ao transporte escolar e exigir o mesmo dos que prestarem serviços, a fim de afastar qualquer insegurança aos usuários. No prazo de 60 dias o município deve implantar o plano de recuperação emergencial nas vias por onde passam as rotas do transporte escolar.

Com o TAC, a empresa Vieira Transporte Ltda, por seu proprietário Ivanilson Vieira, assume o compromisso de fiscalizar a folha de ponto dos motoristas, as habilitações, fazer a manutenção dos veículos de modo constante, submeter os veículos à inspeção trimestral, adequá-los à necessidade e à quantidade de alunos e cumprir as rotas estabelecidas.

A promotora Évelin Staevie ressalta que cabe à empresa contratada via processo licitatório a “efetiva fiscalização e prestação de serviço nas rotas integrantes do contrato administrativo, incluindo o fornecimento de combustível, motoristas habilitados para o correspondente veículo, marinheiros e ajudantes, com toda a manutenção preventiva corretiva inclusa”.

O Conselho do Fundeb deve proceder a fiscalização do contrato administrativo e encaminhar recomendações e sugestões ao fiscal do contrato. O Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente ficaram cientes dos termos do TAC.

Em caso de descumprimento injustificado, o TAC prevê multa diária de R$ 1 mil, além das medidas judiciais cabíveis. A multa deverá ser depositada no Fundo Municipal da Infância e Juventude e os valores revertidos para apoio às ações propostas no acordo.


MPE
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive