segunda-feira, 12 de junho de 2017

Santarém terá duas procissões na Festa do Corpo de Deus 2017

No dia 15 de junho, quinta-feira, a Igreja celebra a festa de Corpus Christi (Corpo de Deus, na tradução). Neste dia serão realizadas duas procissões na cidade de Santarém, oeste do Pará: uma sairá da Igreja Santa Rita de Cássia, bairro Floresta, e outra da Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal, às 17h. Essas procissões também fazem parte das festividades da Paróquia Santíssimo Sacramento.

O vigário episcopal da cidade de Santarém, padre Ademar Ribeiro, destaca que esta festa é de extrema importância para a Igreja. “As procissões são momentos em que nós cristãos manifestamos esse amor que temos pela eucaristia. Eu acredito que caminhar com Jesus nesta oportunidade torna a festa muito significativa. É um dia reservado para adoração, para nós vivenciarmos este compromisso com a eucaristia”, destacou.

Ainda de acordo com o vigário, nestas procissões pretende-se reunir uma grande quantidade de fiéis: “Eu peço que as pessoas reservem esta data, para ser marcante, para se dizer: ‘Jesus eu quero caminhar contigo’, porque ele sempre caminha com você. Que as pessoas convidem o máximo de pessoas para as concentrações e façam esta procissão, que com certeza será de importância significativa para os fiéis e para toda a igreja”.

As duas procissões vão se encontrar na Praça da Igreja Santíssimo Sacramento, onde será realizada uma missa campal presidida pelo bispo diocesano Dom Flávio Giovenale, e concelebrada por diversos padres da Diocese de Santarém.

Trajetos

Igreja Santa Rita de Cássia, bairro Floresta (Rua Maravilha com a Couto Magalhães), seguindo pelas seguintes ruas: Avenida Moaçara, Rodovia Santarém/Curuá-Una, Av. Elinaldo Barbosa, Trav. José Agostinho até à Praça da Igreja Santíssimo Sacramento.

Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal, seguindo pelas seguintes ruas: Av. Plácido de Castro, Trav. Frei Ambrósio, Avenida Borges Leal, Travessa José Agostinho até à Praça do Santíssimo.

Festa do Corpo de Deus

O dia de Corpus Christi é quando a Igreja comemora de maneira solene o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. É o único dia do ano em que Jesus, na hóstia consagrada, sai às ruas em procissão.

Neste dia os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, no qual o próprio Senhor se faz presente como alimento na caminhada de cada cristão.

Origem

A celebração da festa de Corpus Christi surgiu na Bélgica, por iniciativa da Freira Juliana de Mont Cornillon, que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia. Em 1247, realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liege, na Bélgica.

Esta festa foi instituída pela Igreja Católica em 1264 pelo Papa Urbano IV. Sendo que o Papa Clemente V tornou a celebração da Eucaristia um dever canônico mundial. Com a oficialização, a festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

No Brasil, a festa de Corpus Christi chegou com os colonizadores portugueses e espanhóis.

A tradição dos enfeites nas ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

Serviço

Festa do Corpo de Deus na cidade de Santarém
15 de Junho, quinta-feira
Concentrações: Igreja Santa Rita de Cássia, bairro Floresta, e Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal

Saída: 17h

Fonte: Ascom/Diocese de Santarém
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive