quarta-feira, 26 de julho de 2017

Santarém terá programa relacionado à qualidade da água em comunidades ribeirinhas


Buscar soluções alternativas, coletivas e simplificadas para o tratamento da água para o consumo humano nas pequenas comunidades de Santarém e mais 19 municípios que integram a 9º Regional de Saúde, este é o objetivo do encontro que será realizado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) nos dias 30 e 31 de agosto em Santarém. Nesta quarta-feira (26) o prefeito em exercício, José Maria Tapajós, juntamente com o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, estiveram reunidos com representantes da Funasa para tratar sobre o apoio do município na realização do evento que ainda não possui local pré-definido.

Segundo a técnica de saúde ambiental da Funasa, Margareth Marques, encontro deverá reunir prefeitos de Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Mojui dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Terra Santa e Trairão, além de Santarém. “Nós queremos fazer a Funasa itinerante aqui no município de Santarém, para os 19 municípios que compõem a Regional e a intenção é divulgar as ações da Funasa e o que a Funasa poderá estar disponibilizando para os municípios e o foco maior será a apresentação do Saltaz que é uma tecnologia que atende as pequenas comunidades e que é uma solução alternativa e simplificada de tratamento de água para o consumo humano em pequenas comunidades, principalmente as ribeirinhas”.

O secretário de Agricultura, Bruno Costa, falou da importância do programa para o município, onde a maior demanda dentro da Semap tem sido a implantação de microssistema de abastecimento de água. “Esse será um evento de grande porte onde irá integrar todos os municípios para o sistema de água. É um programa possível de ser implementado e ser executada na nossa região onde de cada dez demanda que chegam até a Secretaria oito são de problemas relacionadas à água para o consumo humano e essas ações da Funasa, dos nossos deputados e do prefeito indo a Brasília ou mesmo Belém só vem a somar para que tenhamos uma quantidade maior de microssistema instalado afinal a água ela está diretamente relacionada a saúde pública”.

O vice-prefeito em exercício, José Maria Tapajós, explicou que todas as ações que venham a somar na qualidade de vida da população são bem vindas. “A questão da água é um gargalo com certeza para o município, principalmente na região de Várzea, onde nós temos dificuldade de levar água de qualidade até as casas da nossa população e uma tecnologia dessa nós acreditamos que possa levar água de qualidade ao nosso povo ribeirinho e tudo o que vier com propósito de atender a população nós iremos estar apoiando e vamos trabalhar um local para este encontro”, enfatizou o vice-prefeito após citar que o programa poderá beneficiar a região de várzea, Lago Grande, Arapiuns e Tapajós.

Fonte: Ascom/Semap/Martha Costa
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Homem é preso por ejacular em passageira em voo de Belém a Brasília

Um homem de 51 anos foi preso na manhã desta sexta-feira, 8, por se masturbar e ejacular em uma passageira durante um voo da Gol que fazia ...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive