A primeira prova do teste, que estava programada para o dia oito de outubro, foi alterada pelo Ministério da Educação porque coincidia com a data do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém. O MEC atendeu um apelo Secretária de Educação, Ana Cláudia Hage, e dos deputados Márcio Miranda e Hélio Leite (DEM), que demonstraram ao Ministro da Educação, Mendonça Filho, a importância do Círio e a inviabilidade da presença dos estudantes paraenses à prova, na data originalmente programada e divulgada nacionalmente. Nesse sentido, a prova do Encceja foi transferida para o dia 22 de outubro.
A prova será aplicada nos horários da manhã e tarde. De acordo com a coordenação local do Encceja, pela manhã, os portões serão abertos às 7h e fecharão às 7h45, e o teste será executado entre oito e 12 horas. No horário da tarde, os portões abrirão às 13h30 e fecharão às 14h45 e a prova iniciará às 14h30 e encerrará às 19h30.
O Encceja é um exame gratuito e de participação voluntária. Podem participar adultos e jovens com idade mínima de 15 anos para candidatos que desejam a certificação no Ensino Fundamental. Já para quem deseja a certificação do no Ensino Médio, a idade mínima deve ser 18 anos, residentes no Brasil ou no exterior. No ato da inscrição o candidato pode optar pela cidade onde irá realizar a prova.
Haverá editais específicos para a realização do exame por adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade (Encceja PPL) e para a realização do Exame no Exterior.
No Pará, as provas serão realizadas nas cidades de Abaetetuba, Abel Figueiredo, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Conceição do Araguaia, Goianésia do Pará, Igarapé-Açu, Itaituba, Marabá, Marituba, Monte Alegre, Novo Repartimento, Óbidos, Oriximiná, Parauapebas, Piçarra, Prainha, Redenção, Salinópolis, Santa Isabel do Pará, Santarém, São Miguel do Guamá, Tome-Açu, Tucuruí e Xinguara.
Fonte: Agência Pará
0 comentários:
Postar um comentário