sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Ações de prevenção para período de estiagem serão desenvolvidas em Santarém


A estiagem é um fator de preocupação para as comunidades ribeirinhas, e a previsão é de que a vazante dos rios Tapajós e Amazonas seja grande este ano. A Prefeitura de Santarém está montando um planejamento de ações preventivas para atender às famílias que devem ser atingidas. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) reuniu, na manhã desta sexta-feira (15) com a Defesa Civil Estadual, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e Câmara de Vereadores. A ideia é se antecipar às situações que possam ocorrer.

De acordo com a Comdec, na manhã desta sexta-feira (15), o nível dos rios foi de 3,34m. No dia 15 de setembro de 2012, o nível foi de 3,96m. "Comparando aos outros anos, neste, a estiagem está mais acentuada. Já temos pedidos de bombas e água de algumas comunidades. Nos anos anteriores, houve uma grande demanda de água", afirmou a coordenadora municipal de Defesa Civil, Laura Lopes.

As moradias e as escolas podem ser bastante afetadas com a vazante. Há risco de que as aulas sejam prejudicadas por não haver água para beber e para o preparo da alimentação dos alunos. De acordo com a secretária de Educação, Marluce Pinho, a vazante dos rios preocupa tanto quanto a cheia. "É por isso que temos um calendário diferenciado na várzea. Às vezes é água demais. Nem sempre a várzea vai pro fundo, mas quando vai a gente já tem que saber o que vai fazer. A seca também é imprevisível, por isso temos que nos planejar".

"O ponto chave é o abastecimento de água que fica crítico. Vamos usar a estrutura da Secretaria de Orçamento, da Semap, da Semed para unirmos forças e contribuir cada um naquilo que é possível, seja na logística, seja com pessoal", afirmou o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa.

Uma visita a comunidades ribeirinhas está sendo planejada para os próximos dias, a fim de verificar quais as reais necessidades das famílias que poderão ser atingidas pela vazante dos rios.

Fonte: Ascom/PMS
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive