sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Ações de prevenção para período de estiagem serão desenvolvidas em Santarém


A estiagem é um fator de preocupação para as comunidades ribeirinhas, e a previsão é de que a vazante dos rios Tapajós e Amazonas seja grande este ano. A Prefeitura de Santarém está montando um planejamento de ações preventivas para atender às famílias que devem ser atingidas. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) reuniu, na manhã desta sexta-feira (15) com a Defesa Civil Estadual, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e Câmara de Vereadores. A ideia é se antecipar às situações que possam ocorrer.

De acordo com a Comdec, na manhã desta sexta-feira (15), o nível dos rios foi de 3,34m. No dia 15 de setembro de 2012, o nível foi de 3,96m. "Comparando aos outros anos, neste, a estiagem está mais acentuada. Já temos pedidos de bombas e água de algumas comunidades. Nos anos anteriores, houve uma grande demanda de água", afirmou a coordenadora municipal de Defesa Civil, Laura Lopes.

As moradias e as escolas podem ser bastante afetadas com a vazante. Há risco de que as aulas sejam prejudicadas por não haver água para beber e para o preparo da alimentação dos alunos. De acordo com a secretária de Educação, Marluce Pinho, a vazante dos rios preocupa tanto quanto a cheia. "É por isso que temos um calendário diferenciado na várzea. Às vezes é água demais. Nem sempre a várzea vai pro fundo, mas quando vai a gente já tem que saber o que vai fazer. A seca também é imprevisível, por isso temos que nos planejar".

"O ponto chave é o abastecimento de água que fica crítico. Vamos usar a estrutura da Secretaria de Orçamento, da Semap, da Semed para unirmos forças e contribuir cada um naquilo que é possível, seja na logística, seja com pessoal", afirmou o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa.

Uma visita a comunidades ribeirinhas está sendo planejada para os próximos dias, a fim de verificar quais as reais necessidades das famílias que poderão ser atingidas pela vazante dos rios.

Fonte: Ascom/PMS
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Defesa Civil interdita, de forma preventiva, trecho da orla de Santarém

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), interditou, de forma preventiva, um trecho da orla da cidade que fica em frente à R...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive