sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Campanha promove conscientização sobre câncer infantojuvenil em Santarém


O Ministério Público de Santarém, em parceria com o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), realiza até esta sexta-feira (29), o projeto ''MP e HRBA no Setembro Dourado'', com atividades lúdicas e palestras de sensibilização voltadas para a prevenção do câncer infantojuvenil. Na última quarta-feira(27), no auditório do MPPA em Santarém, ocorreu a palestra principal da programação, voltada para profissionais de saúde e educação, e público em geral.

A campanha Setembro Dourado é uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc). O objetivo é alertar para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, doença que é a segunda causa de mortes na faixa entre um e 18 anos, e apresenta sintomas semelhantes a de doenças como gripe e dengue (dor de cabeça, febre e falta de apetite). A parceria com o HRBA foi feita por meio promotora de Justiça de Educação e Saúde de Santarém, Lilian Braga. A palestra de quarta-feira foi ministrada pelo médico oncologista Marcos Fortes, com a presença do diretor do HRBA, Herbert Moreschi.

Na abertura, a promotora de justiça informou que a iniciativa do projeto surgiu a partir de demandas trazidas ao MPPA, de pacientes que necessitam de atendimento ou medicação relacionados a casos de câncer em crianças e adolescentes, o que demonstra a necessidade de informar a população sobre a prevenção e o trabalho desenvolvido pelo Hospital Regional. “Queremos levar informação para a comunidade, por isso convidamos os trabalhadores em saúde para esse evento, pois nos assusta o aumento de casos de câncer nesse público”, disse Lilian.

O diretor do HRBA, Herbert Moreschi, informou que atualmente 60 crianças estão em tratamento oncológico no hospital. Segundo o administrador, a partir das campanhas de esclarecimento, o número de casos saltou de 15 para 48 ao ano. “O fato de antes o número ser menor não significa que o câncer não existia. A desinformação fazia com que os pais não soubessem que aquelas crianças tinham câncer”, ressaltou.

Na palestra, o oncologista Marcos Fortes falou sobre a importância do diagnóstico precoce, da prática de bons hábitos na infância, da vigilância dos pais e profissionais que cuidam das crianças e de atitudes preventivas, como uso de filtro solar, vacinas, alimentação saudável, atividades físicas e outros.

De acordo com o médico, 80% dos casos de câncer entre 0 e 18 anos têm causas ambientais, e o restante está ligado a fatores hereditários. “O câncer acomete a família, mesmo que seja somente em um indivíduo”, disse o especialista. O Instituto Nacional do Câncer estima que ocorrerão cerca de 12.600 novos casos de câncer em crianças e adolescentes no país no ano de 2017.

Ao final da palestra, o grupo de teatro do curso de Enfermagem do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), fez uma encenação sobre práticas de alimentação saudável. O grupo conduz o projeto “Oncologia e Alegria” no HRBA, que visa levar informações de forma clara e lúdica para pacientes e familiares.

A programação da semana iniciou na segunda-feira, 25, com atividades no Hospital Regional, voltada para os profissionais e usuários. As crianças internadas participaram de atividades lúdicas e tiveram sessões de pet terapia. Uma palestra para alunos da rede pública de ensino também foi realizada nesta quinta-feira, 28.

Fonte: Ascom/MP
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive