domingo, 17 de setembro de 2017

Mais de 600 estudantes recebem aulão gratuito para o Enem em Santarém



O fim de semana foi de muito estudo e concentração para os candidatos que estão se preparando para realizarem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste sábado, 16, e domingo, 17, a equipe de professores do Proz Paz Enem esteve em Santarém, na região oeste do Pará, para ajudar quase 700 estudantes a assimilar os conteúdos que são exigidos na avaliação.

Foram dois dias de uma maratona intensa, com revisão de matérias, dicas para resolver as questões e para escrever uma boa redação. Uma oportunidade única de complementar a formação com conteúdo preparado pelos professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Fundação Pro Paz.

Esta é a segunda vez no ano que o Pro Paz está em Santarém. A primeira vez foi no mês de junho e neste retorno a resposta dos alunos foi altamente positiva. Os aulões foram realizados no auditório do campus do Instituto Federal de Educação Tecnológica e Profissional do Pará (IFPA).

Durante dois dias, as aulas tiveram lotação esgotada. "Os alunos atenderam nosso convite. Para nós, contribuir com o sonho desses jovens em acessar uma universidade é muito gratificante. Desde 2015, Santarém tem se destacado. Todas as edições têm sido um sucesso", avaliou o coordenador do Pro Paz Enem, Raimundo Rodrigues.

De acordo com o coordenador, o objetivo dos aulões não é substituir a formação recebida no ensino regular, mas, fortalecer os conteúdos assimilados. "Sem dúvida alguma, os professores que participam do Pro Paz Enem têm o objetivo de consolidar o aprendizado, pois o aluno tem a aula do dia a dia, na sala de aula, com os professores, que são indispensáveis para contribuir com a formação desse jovem. O aulão vem para fortalecer aquela informação do cotidiano, dar aquele plus, para que o aluno possa estar mais bem preparado, já que o Enem a cada ano está mais competitivo. Então, o Pro Paz Enem vem somar a esses esforços para garantir o acesso dos nossos estudantes à universidade", explicou.

Durante os aulões, a atenção é total para todas as dicas repassadas pela equipe de professores da Fundação Pro Paz, mas, um assunto em questão é o campeão de dúvidas: a temida redação, ainda considerada por muitos alunos uma difícil equação.

Mas não para a professora de Língua Portuguesa Jandaia Tavares. Ela repassou dicas importantes e tratou logo de simplificar esse tema. "Conhecimento prévio do aluno é fundamental, conhecer filósofos, historiadores, sociólogos, pessoas que tenham nomes dentro da pesquisa é importante para a construção da argumentação, porque dá embasamento, consegue fazer com que a redação crie corpo e o aluno consegue pontuações a mais. É importante que ele saiba muito bem História, Filosofia, Sociologia e isso tem relação com os eixos temáticos cobrados. Nos últimos anos, quase todas as propostas foram em torno desses movimentos sociais, o próprio tema do ano passado era envolto em torno da tolerância religiosa. Sendo assim são temas sempre envolvidos com questões políticas, históricas, por isso o aluno deve apresentar embasamento teórico", ressalta.

Avaliação

Estudar no fim de semana não foi problema para os alunos. A metodologia utilizada nos aulões, com muito dinamismo para expor os conteúdos, foi aprovada pelos estudantes. Na avaliação da grande maioria, esta foi uma forma menos cansativa de absorver as competências cobradas pelo Enem.

O estudante Elvis Pereira, de 18 anos, compartilha desta opinião. "Não esperava ser tão divertido e que pudesse aprender melhor. Com certeza é uma ajuda muito boa, não só para mim, mas para todo mundo que quer tirar uma boa nota no Enem", destacou o aluno, que pretende cursar Engenharia Mecatrônica na Universidade Federal do Pará.

Segundo a coordenação do Pro Paz Enem, o projeto retornará a Santarém em mais uma edição no mês de outubro, nos dias 21 e 22, já para fazer a revisão final para a avaliação do Enem, que será realizada nos dias 5 e 12 de novembro.

Fonte: Agência Pará
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Mais de 1.200 veículos retidos serão leiloados pelo Detran em Belém e Santarém

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vai leiloar 1211 veículos, entre carros e motocicletas, que estão retidos nos par...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive