terça-feira, 26 de setembro de 2017

Universidade do Oeste do Pará inaugura mais uma obra


A Unidade Experimental de Campo – Fazenda Experimental da Ufopa – está com espaços renovados. As obras de reforma foram entregues na manhã desta terça-feira (26), em cerimônia presidida pelo vice-reitor da universidade, professor Anselmo Colares.

O prédio administrativo e a Casa de Apoio foram os imóveis renovados nos serviços coordenados pela Superintendência de Infraestrutura da Ufopa. A partir de agora, há uma melhor estrutura para atender à equipe técnica que atua na Fazenda e aos alunos e professores de todos as unidades acadêmicas que desenvolvem uma série de atividades na Unidade Experimental.

A sede administrativa agora tem um auditório com 50 lugares, recepção, sala da direção, sala dos técnicos, copa e quatro banheiros. A base de apoio tem sala de estudo, três alojamentos com capacidade para vinte pessoas, copa e quatro banheiros, além de varanda com mais 16 armadores de rede.

A diretora da Fazenda, professora Andréa Vinente, disse que com os novos espaços será possível ampliar os atendimentos oferecidos, dando maior conforto a quem vai desenvolver as atividades de ensino, pesquisa e extensão na Unidade.

O espaço da Fazenda Experimental também é utilizado para treinamento de técnicos e de produtores rurais atendidos por instituições externas à Ufopa. Há trabalhos técnicos desenvolvidos pela equipe da unidade, como a produção de mudas de plantas ornamentais e frutíferas que são doadas para instituições.

“Também são realizados trabalhos de compostagem, produção de hortaliças e recomposição da vegetação da fazenda. Na recomposição já foram replantadas mais de cinco mil mudas na área da Fazenda, informou a diretora.

Anselmo Colares destacou a importância dos trabalhos desenvolvidos na Unidade Experimental, mostrando o compromisso da Ufopa com a produção do conhecimento. “A cada dia vemos surgir na nossa universidade muito mais ações. O volume de coisas que a Ufopa faz hoje é surpreendente, considerando o tempo de atuação, o que é notado, principalmente, pelos visitantes, pessoas que vêm de outras universidades”, destacou o vice-reitor. Ele também ressaltou as diversas necessidades da Ufopa e que muitas atividades ainda são desenvolvidas em condições não ideais. Disse ainda que há muito a ser feito e, a cada conquista, toda a comunidade acadêmica deve celebrar como passo importante na construção da universidade.

A Fazenda

A Fazenda Experimental é uma Unidade Acadêmica Especial (UAE), de acordo com os artigos 59 e 60 do Estatuto da Ufopa, que se destina a desenvolver atividades de experimentação, estágio e complemento da formação profissional interdisciplinar, em nível de graduação e pós-graduação, em interação com as unidades acadêmicas. Fazem parte da Fazenda todas as propriedades rurais pertencentes à Ufopa passíveis de desenvolvimento de atividades acadêmicas, com aproximadamente 660 hectares. Está localizada às margens da Rodovia Santarém-Curuá-Una (PA-370), km 37, no município de Santarém. Foi inaugurada em novembro de 2013, mas só entrou em funcionamento em 2015.

Fonte: Ascom/Ufopa
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Aumento no número de idosos reflete nos gastos com aposentadorias no Pará, diz especialista

A expectativa de vida de quem nasce no Pará passou de 71 , 9 anos em 2015 para 72,1, no ano passado. Os dados são do Instituto Brasileiro d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive