sábado, 7 de outubro de 2017

Autor da trilogia Guerreiros da Amazônia faz doação de livros em Juruti



Ronaldo Barcelos, autor da trilogia “Amazon-Guerreiros da Amazônia” faz doação de 1000 livros para as escolas da rede publica e privada de Juruti

Por: Ana Carolina Maia


A obra ‘Amazon-Guerreiros da Amazônia’ é uma história infanto-juvenil com a missão de divertir e educar por meio da emoção. Utilizando a temática de super-heróis, crianças e jovens são convocados a vestirem as armaduras sagradas que detêm os poderes dos animais e assim defenderem a Floresta Amazônica e os seus habitantes.

O objetivo da doação dos kits é informar e proporcionar aos alunos uma experiência única ao ler um livro que se passa no local onde eles moram, na floresta Amazônica. O livro contribui para resgatar o amor e a auto-estima das crianças que vivem em comunidades ribeirinhas distantes em que o acesso a informação e a tecnologia é difícil. Ao ler à obra as crianças e adolescentes passam a se sentir mais representados e incluídos na sociedade.

Sobre o livro “Amazon-Guerreiros da Amazônia”

Na Floresta, uma cidade, um segredo. Das sombras surge uma ameaça, um homem terrível com seus capangas e robôs. Do Templo da Luz, um chamado. Três jovens, Armaduras Sagradas e uma missão tão importante quanto à vida. Está começando uma corrida contra o tempo para salvar a Floresta da devastação.

A obra ajuda também a mostrar e explicar de forma simples e objetiva a importância da floresta Amazônica para as crianças que vivem em grandes centros urbanos. Essas, que são a maioria, cresceram sem a conexão com a natureza. A história dos Guerreiros da Amazônia é uma sementinha de esperança para uma geração que definirá o futuro da Floresta e do seu povo nos próximos 15 anos.


Vencedor do “Oscar” da ecologia com o prêmio Hugo Werneck

Em 2013, a história dos “Guerreiros da Amazônia” recebeu o prêmio Hugo Werneck, considerado o “Oscar” da ecologia, que premia, anualmente, as melhores empresas, cases e instituições das mais diversas áreas que trabalham em prol do meio ambiente e da sustentabilidade.

O objetivo do prêmio é aproximar a sociedade da natureza, abraçar a economia verde e lutar pela diminuição da fome e da pobreza mundial. Além disso, visa difundir as ideias de Hugo Werneck, que pregava a necessidade de se conhecer de maneira científica e vivencial a natureza, principalmente para podermos gostar e cuidar do meio ambiente.

Livro com microcápsulas de biorepelente ganha prêmios no Festival de Cannes, na França.

A edição especial com microcápsulas de biorepelente lançada na comunidade de Tapará Miri em Santarém, oeste do Pará conquistou dois Leões, um de prata e um de bronze no Cannes Lions 2017, maior festival de publicidade e criatividade do mundo em junho deste ano.

A obra “Amazon-Guerreiros da Amazônia” existe desde 2013, mas a versão com repelentes é a grande novidade. Ao manusear o livro, as microcápsulas são acionadas, criando um raio de proteção que pode alcançar até 1,5 m e o efeito pode durar até três meses dependendo da freqüência da leitura.

O escritor carioca contou que existe um trabalho social de doação de dois mil livros com repelente para as escolas da rede pública de ensino. A meta é chegar a 20 mil nos próximos anos. “Esse trabalho chamou atenção de uma agência que pertence a um grande grupo mundial de publicidade. Eles gostaram tanto que resolveram inscrever o nosso caso em Cannes, maior festival de publicidade do mundo e os resultados são fantásticos”, disse.

Programa Guerreiros da Amazônia com jovens de Juruti


O livro serviu de inspiração para que a Conservação Internacional (CI), em parceria com a Alcoa desenvolvesse um projeto com as crianças e adolescentes, o “Guerreiros da Amazônia de Juruti”, que realizam ações educacionais e culturais para aproximar a floresta Amazônica no coração dos leitores.

As ações visam estimular o conhecimento sobre a vida amazônica e importância para a sustentabilidade do planeta. “A história dos Guerreiros da Amazônia é uma semente de esperança para reconexão com as nossas naturais origens”, justifica o autor Ronaldo Barcelos.

Nesse contexto abre espaço para o protagonismo juvenil e o empoderamento desses jovens para que tenham subsídios e possam participar ativamente das tomadas de decisão de temas importantes para o município.

O programa teve início em 2016 e deve finalizar as atividades em dezembro deste ano. Nesse período os adolescentes participaram de várias atividades e a principal delas, o Intercâmbio de Conhecimento, em que os jovens tiveram uma oficina de mídias focada no conhecimento básico do jornalismo bem como criação de blog, produção de reportagens e coberturas de eventos.

Ao fim das oficinas os participantes elaboram produtos midiáticos com os conhecimentos adquiridos. Por exemplo, no caso da oficina de mídias, os participantes elaboraram a concepção de um blog.

Boas Práticas
As crianças e adolescentes que leram a obra e participam projeto se sentem inspiradas pela história e seus super-heróis. De acordo com os professores das escolas que receberam o livro, as crianças se identificam com os personagens do livro se reconhecem enquanto cidadãos inseridos dentro do contexto de conservação da natureza.

As boas práticas do livro seguem guiando os leitores que querem fazer a diferença no mundo, mudando a comunidade em que vivem e dentro de casa bem como a reutilização do lixo, economizar água. A obra transformou a forma desede pensar dos jovens.

Parcerias
O trabalho em Juruti é desenvolvido pela Conservação Internacional, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão e Instituto Juruti Sustentável, tendo como apoiadores a Alcoa, Alcoa Foundation e a Amazon, Guerreiros da Amazônia.



Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Aumento no número de idosos reflete nos gastos com aposentadorias no Pará, diz especialista

A expectativa de vida de quem nasce no Pará passou de 71 , 9 anos em 2015 para 72,1, no ano passado. Os dados são do Instituto Brasileiro d...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive