segunda-feira, 30 de outubro de 2017

CHDU já encaminhou mais de 170 processos de alienação para a Câmara de Vereadores


A Coordenadoria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CHDU), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) da Prefeitura de Santarém, é o órgão responsável por promover a regularização fundiária no município. Planejar e executar a política de habitação, com especial atenção à habitação de interesse social, são diretrizes da CHDU, destacando entre as atribuições a "alienação" - processo de compra da propriedade, ou seja, o munícipe possui a posse, contudo, a propriedade permanece ao município.

De acordo com a coordenadora, Nelcilene Lopes, a CHDU fomenta a regularização fundiária, além de outras competências nos processos: Traspasse; Reficação,Unificação, Fracionamento, Pesquisa de Arquivo, Certidão de Uso e Ocupação do Solo (Lei Nº 007/2012); Loteamento; Resgate de Enfiteuse, dentre outros. "Com a regularização fundiária, os moradores ficam garantidos quanto à sua posse e a propriedade sobre o imóvel. A moradia regularizada é um caminho para a integralização de outros tantos direitos fundamentais para as pessoas, tais como trabalho, o lazer, a educação e a saúde", disse Nelcilene Lopes.

A CHDU encaminhou à Câmara Municipal de Santarém 172 processos de alienação. Destes, 77 foram aprovados e os demais ainda estão em análise pela casa legislativa. Cerca de 800 processos de 2016 estavam na Coordenadoria, mas de janeiro a outubro de 2017, aproximadamente 2.500 processos estão em tramitação na CHDU.

Os documentos necessários para o processo de alienação/compra (Lei nº 17.775/2003 e Decreto Nº 638/2017) são os seguintes:
. Requerimento original e cópia;
. RG e CPF do Requerente, Certidão de nascimento ou casamento;
. Declaração de requerente;
. Declaração de responsabilidade;
. Recibo de compra e venda ou Declaração de Posse;
. Comprovante de residência;
. Espelho do IPTU, quitado e atualizado o cadastro;
. Procuração pública, se houver (anexar RG e CPF do Procurador);
. Se PESSOA JURÍDICA, comprovante de situação cadastral - CNPJ atualizado, contrato social e última alteração, RG e CPF dos sócios;

Para mais informações, o cidadão deve comparecer ao prédio do CHDU, localizado na Rodovia Santarém/Cuiabá, nº 661, no bairro Laguinho, próximo ao prédio do Detran.


Fonte: Ascom/PMS
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Madeira ilegal é apreendida no sudeste do Pará

Sete caminhões carregados com 178,9 metros cúbicos de madeira ilegal, armas de fogo e com animais caçados e abatidos ilicitamente, foram ap...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive