segunda-feira, 30 de outubro de 2017

CHDU já encaminhou mais de 170 processos de alienação para a Câmara de Vereadores


A Coordenadoria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CHDU), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) da Prefeitura de Santarém, é o órgão responsável por promover a regularização fundiária no município. Planejar e executar a política de habitação, com especial atenção à habitação de interesse social, são diretrizes da CHDU, destacando entre as atribuições a "alienação" - processo de compra da propriedade, ou seja, o munícipe possui a posse, contudo, a propriedade permanece ao município.

De acordo com a coordenadora, Nelcilene Lopes, a CHDU fomenta a regularização fundiária, além de outras competências nos processos: Traspasse; Reficação,Unificação, Fracionamento, Pesquisa de Arquivo, Certidão de Uso e Ocupação do Solo (Lei Nº 007/2012); Loteamento; Resgate de Enfiteuse, dentre outros. "Com a regularização fundiária, os moradores ficam garantidos quanto à sua posse e a propriedade sobre o imóvel. A moradia regularizada é um caminho para a integralização de outros tantos direitos fundamentais para as pessoas, tais como trabalho, o lazer, a educação e a saúde", disse Nelcilene Lopes.

A CHDU encaminhou à Câmara Municipal de Santarém 172 processos de alienação. Destes, 77 foram aprovados e os demais ainda estão em análise pela casa legislativa. Cerca de 800 processos de 2016 estavam na Coordenadoria, mas de janeiro a outubro de 2017, aproximadamente 2.500 processos estão em tramitação na CHDU.

Os documentos necessários para o processo de alienação/compra (Lei nº 17.775/2003 e Decreto Nº 638/2017) são os seguintes:
. Requerimento original e cópia;
. RG e CPF do Requerente, Certidão de nascimento ou casamento;
. Declaração de requerente;
. Declaração de responsabilidade;
. Recibo de compra e venda ou Declaração de Posse;
. Comprovante de residência;
. Espelho do IPTU, quitado e atualizado o cadastro;
. Procuração pública, se houver (anexar RG e CPF do Procurador);
. Se PESSOA JURÍDICA, comprovante de situação cadastral - CNPJ atualizado, contrato social e última alteração, RG e CPF dos sócios;

Para mais informações, o cidadão deve comparecer ao prédio do CHDU, localizado na Rodovia Santarém/Cuiabá, nº 661, no bairro Laguinho, próximo ao prédio do Detran.


Fonte: Ascom/PMS
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive