domingo, 15 de outubro de 2017

Termo de Cooperação garante a conclusão de terminal hidroviário


O Governo do Estado do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), e a Prefeitura de Alenquer, no oeste paraense, firmaram na última sexta-feira, 13, Termo de Cooperação Técnica para reforma, adequação e conclusão do terminal hidroviário de cargas e passageiros, localizado na orla da cidade, banhada pelo rio Surubiú.

O objetivo da CPH é concluir a obra paralisada há quase 10 anos e melhorar as condições da população que utiliza o transporte fluvial no município. Após a assinatura do documento entre os dois entes públicos, a CPH publicará nos próximos dias, no Diário Oficial do Estado, os critérios para o procedimento licitatório para a contratação de serviços para elaboração e execução da obra, estimada inicialmente em R$ 1.850.000,00.

No último levantamento divulgado esse ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Alenquer conta hoje com uma população de 55.246 habitantes, que sofrem com a ausência de uma estrutura portuária mínima para deslocar-se a outros municípios ou a localidades dentro da própria cidade.

Para o prefeito de Alenquer, Juraci Estevam, a falta de um porto impacta diretamente na economia e no PIB local. "Esse terminal será de extrema necessidade para que os produtos sejam embarcados e outros desembarcados em Alenquer e assim fazer a economia fluir, principalmente por meio do comércio, que hoje se encontra prejudicado pela falta de um porto", ressaltou o prefeito.

Além de viabilizar a economia do município, a obra do terminal vai trazer facilidade aos passageiros que utilizam diariamente o transporte fluvial em Alenquer. "É um equipamento público para que nosso povo possa ter melhor condição para embarque e desembarque, principalmente idosos, crianças e portadores de necessidades especiais. Nossa população está privada em utilizar este equipamento, já que desde 2008 esse porto está interditado", observou o gestor.

O presidente da CPH, Alexandre Von, explicou que no mês de julho esteve em Alenquer, com técnicos do órgão, discutindo com o prefeito e sua equipe medidas para retomar e concluir a obra. "Depois das análises, nós firmamos esse Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de destravarmos efetivamente essa obra e procurarmos concluí-la para que a população de Alenquer possa enfim ser beneficiada", relatou o presidente.

Projeto

Von informou que a partir da assinatura do Termo, a CPH vai licitar e contratar uma empresa especializada na elaboração do projeto executivo. "Nos próximos 90 dias pretendemos ter esse projeto executivo em mãos, para que em 2018, efetivamente, a obra de reforma, recuperação da estrutura, conclusão e implantação de um conjunto naval, que não foi previsto no projeto original e permitirá mais segurança e acessibilidade ao terminal, possa ser realizada e até final do ano que vem essa estrutura possa ser utilizada pelos habitantes de Alenquer", explicou.

A assinatura do Termo de Cooperação foi celebrada na sede da Prefeitura de Alenquer e contou com a presença do vice-prefeito Josino Filho (PP), servidores públicos e lideranças políticas, entre elas representantes da Câmara Municipal: os vereadores Arnaldo Fernandes (DEM) e Zezinho Valente (PSDB). (Ag. Pará)
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive