quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Opinião: Verbo to be de novo?!

Mas o inglês não precisa ser chato, e ele não é. É necessário aprender regras? Sim. As regras são essenciais para o aprendizado de qualquer idioma


Por: Thais Rocha*

"Não sei nem o português, quem dirá o inglês!" "Verbo to be de novo?!" "É formada em inglês? Fala algo em inglês aí!" "Cadê o som pra botar a gente pra aprender música?" "Inglês é muito difícil... Prefiro o espanhol..."

Essas são algumas das frases que todo professor de inglês formado e em formação com certeza vai ouvir com frequência ao longo da vida. Porém, falar inglês é mais fácil do que parece. Por exemplo, a conjugação de verbos é mais fácil. Enquanto em português nós falamos "eu amo, tu amas, ele ama, nós amamos, vós amais, eles amam", em inglês só se usa a forma "love", com um acréscimo de "s" na terceira pessoa do singular.

Uma vez eu ouvi de um aluno que não adiantava passar seis anos aprendendo o verbo to be se ele não caía na prova do Enem. E isso é verdade, mesmo que parcialmente. Durante sete anos de estudo de inglês na escola, a maioria dos alunos aprende a gramática "nua e crua": regras e mais regras, exercícios de fixação, tradução e muita repetição. Quando eles chegam na prova do Enem, encontram compreensão de texto. E agora?!

Como forma de remediar, diversos pesquisadores estudaram estratégias de leitura em língua inglesa. Por exemplo: em vez de traduzir o texto todo, tente olhar palavras parecidas com o português, o título, números ao longo do texto, itens que ajudem a entender o assunto do texto. É importante ler primeiro a questão e, assim, recorrer ao texto em busca das respostas.

Quando comecei a aplicar isso nas aulas, os alunos perguntaram: "e o dicionário, a gente não precisa mais?" Digo que não. O dicionário é sempre um bom aliado. Às vezes, conseguimos ler um texto entendendo palavras desconhecidas pelo contexto da frase. Às vezes, a palavra desconhecida é fundamental para o entendimento do texto e da questão. É fundamental a quem estuda outra língua ter sempre à mão um bom dicionário, seja ele físico, por aplicativos de celular e computador ou online. Conhecimento nunca é demais.

"Mas e o radinho, professora?" Ajuda também. Filmes, músicas e livros são grandes fontes de aquisição de vocabulário. Você pode começar assistindo filmes em inglês com legenda em português. Com o tempo, que tal colocar a legenda em inglês também? Tentar ouvir músicas acompanhando com a leitura da letra também ajuda a entender o que está sendo falado. Além disso, ler livros e outros textos para quem quer aprender outro idioma ajuda a diversificar o vocabulário que você já sabe.

"E quanto ao verbo to be?" Quanto a isso, não há escapatória. O verbo to be é fundamental para todas as formas de uso do inglês. Mas o inglês não precisa ser chato, e ele não é. É necessário aprender regras? Sim. As regras são essenciais para o aprendizado de qualquer idioma. O inglês é útil, é necessário para nos conectarmos ao mundo, seja em relações pessoais, estudo, trabalho e lazer.

Quer ser bem sucedido? Aprenda inglês!

*A autora é professora de Inglês e estudante do curso de Jornalismo do Iespes
Compartilhar:

1 comentários:

Anônimo disse...

Texto muito bem escrito e claro. Com certeza, o inglês da escola nos preparam de uma forma errada, talvez precisamos de novas alternativas, mas, vimos uma luz no fim do túnel com a formação de novos professores (ou professores novos rs) como a autora do texto. Mas que o inglês é pilar de sustentação essencial para nossa formação, isso sem dúvidas.

DESTAQUE:

Homem é preso por ejacular em passageira em voo de Belém a Brasília

Um homem de 51 anos foi preso na manhã desta sexta-feira, 8, por se masturbar e ejacular em uma passageira durante um voo da Gol que fazia ...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive