quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Opinião: Verbo to be de novo?!

Mas o inglês não precisa ser chato, e ele não é. É necessário aprender regras? Sim. As regras são essenciais para o aprendizado de qualquer idioma


Por: Thais Rocha*

"Não sei nem o português, quem dirá o inglês!" "Verbo to be de novo?!" "É formada em inglês? Fala algo em inglês aí!" "Cadê o som pra botar a gente pra aprender música?" "Inglês é muito difícil... Prefiro o espanhol..."

Essas são algumas das frases que todo professor de inglês formado e em formação com certeza vai ouvir com frequência ao longo da vida. Porém, falar inglês é mais fácil do que parece. Por exemplo, a conjugação de verbos é mais fácil. Enquanto em português nós falamos "eu amo, tu amas, ele ama, nós amamos, vós amais, eles amam", em inglês só se usa a forma "love", com um acréscimo de "s" na terceira pessoa do singular.

Uma vez eu ouvi de um aluno que não adiantava passar seis anos aprendendo o verbo to be se ele não caía na prova do Enem. E isso é verdade, mesmo que parcialmente. Durante sete anos de estudo de inglês na escola, a maioria dos alunos aprende a gramática "nua e crua": regras e mais regras, exercícios de fixação, tradução e muita repetição. Quando eles chegam na prova do Enem, encontram compreensão de texto. E agora?!

Como forma de remediar, diversos pesquisadores estudaram estratégias de leitura em língua inglesa. Por exemplo: em vez de traduzir o texto todo, tente olhar palavras parecidas com o português, o título, números ao longo do texto, itens que ajudem a entender o assunto do texto. É importante ler primeiro a questão e, assim, recorrer ao texto em busca das respostas.

Quando comecei a aplicar isso nas aulas, os alunos perguntaram: "e o dicionário, a gente não precisa mais?" Digo que não. O dicionário é sempre um bom aliado. Às vezes, conseguimos ler um texto entendendo palavras desconhecidas pelo contexto da frase. Às vezes, a palavra desconhecida é fundamental para o entendimento do texto e da questão. É fundamental a quem estuda outra língua ter sempre à mão um bom dicionário, seja ele físico, por aplicativos de celular e computador ou online. Conhecimento nunca é demais.

"Mas e o radinho, professora?" Ajuda também. Filmes, músicas e livros são grandes fontes de aquisição de vocabulário. Você pode começar assistindo filmes em inglês com legenda em português. Com o tempo, que tal colocar a legenda em inglês também? Tentar ouvir músicas acompanhando com a leitura da letra também ajuda a entender o que está sendo falado. Além disso, ler livros e outros textos para quem quer aprender outro idioma ajuda a diversificar o vocabulário que você já sabe.

"E quanto ao verbo to be?" Quanto a isso, não há escapatória. O verbo to be é fundamental para todas as formas de uso do inglês. Mas o inglês não precisa ser chato, e ele não é. É necessário aprender regras? Sim. As regras são essenciais para o aprendizado de qualquer idioma. O inglês é útil, é necessário para nos conectarmos ao mundo, seja em relações pessoais, estudo, trabalho e lazer.

Quer ser bem sucedido? Aprenda inglês!

*A autora é professora de Inglês e estudante do curso de Jornalismo do Iespes
Compartilhar:

1 comentários:

Anônimo disse...

Texto muito bem escrito e claro. Com certeza, o inglês da escola nos preparam de uma forma errada, talvez precisamos de novas alternativas, mas, vimos uma luz no fim do túnel com a formação de novos professores (ou professores novos rs) como a autora do texto. Mas que o inglês é pilar de sustentação essencial para nossa formação, isso sem dúvidas.

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive