segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Projeto da Alcoa transforma crianças de Juruti em defensores da natureza


Paixão pela natureza. É o que transmitem os alunos da Escola Professora Lindeth Evangelista de Sousa quando se caracterizam de personagens da região para encenar os resultados alcançados com o projeto Defensores da Natureza, implantando pela Alcoa na comunidade Nova Galileia, região de Juruti Velho, em Juruti, onde a empresa mantém atividades de mineração de bauxita.

A escola, que recebe diariamente 280 alunos, há dois anos aceitou o desafio de criar um bosque com 10 mil mudas de espécies nativas. O bosque integrou as atividades de educação ambiental do projeto Defensores da Natureza e vem sendo um exemplo de conscientização sobre a importância da floresta entre os estudantes e seus familiares. “O projeto se desenvolve de forma prática e teórica”, explica o professor Salineu dos Santos Sousa. “Nós, professores, recebemos material para trabalhar com os alunos e após esse trabalho em sala de aula - conscientização, ensinamento sobre substrato e plantio da muda - nós levamos as crianças para se envolverem no trabalho, na prática. É um método muito eficaz pois elas aprendem a gostar da natureza, aprendem a plantar e a conservar as plantas” esclarece.

Professor Salineu diz que vários plantios de árvores já foram feitos na praça e nas ruas da comunidade, além das dez mil projetadas inicialmente. “Temos tido sucesso, pois as crianças têm demonstrado pra nós essa paixão pela natureza e as famílias já têm, na produção de mudas, uma atividade econômica, onde elas produzem em casa no saquinho, com substrato e depois vendem essas mudas”, ressalta.

O Instituto Vitória Régia é parceiro da Alcoa na execução do projeto Defensores da Natureza. O presidente do IVR, Alex Santos, explica que este é um projeto novo, de maior identificação da comunidade local com a preocupação quanto à devastação do meio ambiente. Ele explica que o objetivo inicial era a criação de um bosque na comunidade, para mostrar a importância de conhecer a fauna e flora e ao mesmo tempo proteger. “Mais do que isso, o projeto vem conseguindo criar uma consciência nas crianças, de que é preciso preservar a natureza local e aumentar a quantidade de árvores plantadas, para substituir as áreas já degradadas na comunidade”, ressalta.

O projeto Defensores da Natureza foi criado em 2015, com o objetivo de desenvolver ações concretas de proteção ambiental através da educação escolar. Com suas ações, proporciona aos alunos a produção de conhecimento e conscientização, para possibilitar o surgimento de novos comportamentos que promovam a proteção da natureza, com envolvimento das comunidades locais, o poder público, o setor privado e o terceiro setor.

Sobre a Alcoa no Brasil
A Alcoa opera no Brasil em cinco das seis unidades de negócios da Alcoa Corporation: Bauxita, Alumina, Alumínio, Fundição e Energia. A estratégia de transformação da companhia busca ampliar seus negócios na cadeia de valor do alumínio e criar operações na área decommodities globalmente competitivas. A Alcoa emprega localmente cerca de 2.300 pessoas e possui três unidades produtivas, em Minas Gerais, Maranhão e Pará, além de escritórios em São Paulo e no Distrito Federal. A companhia também é acionista da Mineração Rio do Norte (MRN) e de quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Foi escolhida pela oitava vez como uma das empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Também foi reconhecida pela 13ª vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com o Great Place to Work Institute; e uma das Melhores Empresas Para Começar a Carreira, segundo o Guia Você S/A. Para mais informações, visite www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook emfacebook.com/AlcoaBrasil.


Fonte: Divulgação/Alcoa
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Usuários da operadora TIM de Santarém devem ficar alerta para mudança de chip

Santarém e mais 56 municípios do Pará contam a rede de quarta geração da TIM. Para usufruir da nova tecnologia, que oferece uma velocid...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive