sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Universidade multicampi e ações afirmativas da Ufopa estão entre as prioridades da Chapa Novos Rumos eleita para os próximos 4 anos


O matemático Hugo Alex Diniz e a geofísica Aldenize Ruela Xavier foram eleitos para a reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para um mandato de quatro anos que inicia em abril de 2018. Eles venceram a Consulta Pública ocorrida na terça-feira, 5 de Dezembro, em que disputaram a reitoria com outras quatro chapas.

Numa breve explanação destacaram os compromissos assumidos durante a campanha. “Temos um compromisso com toda a população da região Oeste do Pará. A Ufopa vai se conectar com todos os setores da sociedade e nós vamos juntos levar a universidade para o espaço de relevância local, regional, nacional e até mesmo internacional que a Ufopa merece e tem potencial para estar”, ressaltou Hugo Alex Diniz.

Aldenize Xavier reiterou o processo democrático por que passou a universidade. “A Ufopa passou, nos últimos meses, por um processo de construção de ideias ímpar. Isso por meio das cinco chapas discutindo quais os caminhos que a universidade vai percorrer nos próximo quatro anos. Todo esse o material produzido durante essas rodas de conversa, durante essas discussões com essas equipes precisam ser capitalizadas e vir juntos para construirmos a universidade que de fato a gente precisa para a região Oeste do Pará”.

Durante a coletiva o reitor eleito reconheceu os avanços conquistados pela universidade nos últimos quatro anos na gestão da Reitora Raimunda Monteiro a quem agradeceu as felicitações recebidas. Ele reafirmou dois de seus compromissos de campanha: a Gestão Multicampi e a consolidação e ampliação das ações afirmativas. “Outro avanço importante foram as ações afirmativas implantadas na universidade, um processo importantíssimo de inclusão daqueles que historicamente não tiveram acesso à universidade. Nós continuaremos avançando nessa direção”.

Infraestrutura – Outro desafio a ser enfrentado nos próximos quatro anos. “Quando falamos em infraestrutura o que é mais visível é a física, mas nós temos também a infraestrutura de tecnologia. Nosso parque computacional precisa ser renovado. As ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) serão fundamentais para executar o que nós planejamos para a universidade. A infraestrutura de bibliotecas é o nosso maior desafio. Precisamos consolidar bibliotecas em todos os seis campi da Ufopa de fora da sede”.

Transição - Hugo e Aldenize assumem a reitoria em abril de 2018 mas já estão trabalhando no planejamento de transição. “Vamos solicitar ao Consun a criação de um grupo de trabalho para que, professora Aldenize e eu, estejamos a partir de janeiro, dedicados integralmente à preparação da gestão que começa em abril”, informou Diniz.

Como é escolhido o reitor de uma universidade federal - Estão aptos a votar professores, técnicos administrativos em educação e estudantes de graduação e pós-graduação. Mas esta não é uma eleição tradicional na qual os eleitos são empossados automaticamente. É o Conselho Universitário (Consun), instância máxima de deliberação, que homologa o resultado da consulta pública. Na Ufopa a reunião está marcada para a quarta-feira, 20 de dezembro. Nesta reunião será elaborada uma lista tríplice como os nomes do reitor e vice, eleitos e mais outro indicado pela Chapa vencedora. Esta lista será enviada, até o dia 29 de janeiro de 2018, para o Ministério da Educação que por sua vez enviará à Presidência da República cuja atribuição é nomear os novos gestores da Ufopa, a exemplo do que ocorre em outras universidades públicas brasileiras.

Hugo Alex Diniz – Professor associado da Ufopa e doutor em Matemática pela Unicamp. Participou desde as primeiras discussões para a criação da Ufopa em Santarém.Coordenou o mestrado profissional de Matemático PROFMAT (2011 a 2016). Coordena o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Ufopa) que possui dez subprojetos e conta com mais de 190 bolsistas. Atuou como coordenador da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) até 2012. Participou da comissão especial de elaboração do Regimento Geral da Universidade. Desde 2016 é representante dos docentes no Conselho Superior de Administração. Coordena o Laboratório de Aplicações Matemáticas (Lapmat), desde sua criação em 2011.

Aldenize Ruela Xavier – É professora Adjunta da Ufopa desde 2010. Tem doutorado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente do mestrado profissional em Rede me Matemática. Integra o Conselho Superior de Administração. Atuou na Educação Básica em escolas públicas e particulares. Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

As informações são da jornalista Lenne Santos /Comunicação Novos Rumos
Compartilhar:

0 comentários:

Amazônia Protege

DESTAQUE:

Celpa inicia Mega Operação para o Çairé 2018

Os trabalhos são preventivos e visam oferecer mais qualidade e segurança na energia oferecida aos moradores da vila de Alter do Chão A a...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive