quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Alunos novos que não fizeram a pré-matrícula ainda podem procurar a rede estadual de ensino



A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) encerrou, nesta quarta-feira, 10, o período de confirmação de matrículas dos alunos novos que desejam ingressar na rede estadual de ensino. Primeiramente, no período de 6 de novembro de 2017 a 7 de janeiro de 2018, a Seduc realizou a pré-matrícula desses novos alunos por meio do portal da Secretaria e de uma central telefônica.

Foram, ao todo, 55,8 mil pré-matrículas. Agora, entre a última segunda-feira, 8, e o dia de hoje, os responsáveis por esses alunos precisaram ir até as escolas escolhidas para efetivar a matrícula. Nesta quinta, 11, e sexta, 12, aqueles alunos novos que não realizaram a pré-matrícula ainda têm mais uma chance de buscar uma vaga diretamente nas escolas pretendidas.

“Todos os anos, a maior parte dos estudantes deixa para fazer a matrícula diretamente nas escolas, o que acontece a partir desta quinta-feira, mas é desejável que, antes de ir até a escola, o responsável acesse o site ou ligue para a central telefônica a fim de saber, de fato, em que escolas ainda temos vagas”, alerta a coordenadora de matrícula da Seduc, professora Suely Domont. “Nas escolas com vagas disponíveis, mesmo após a sexta-feira, 12, nós estaremos ainda fazendo matrículas, até porque o ano letivo das escolas da rede pública estadual começa em 5 de fevereiro”, completa.

A confirmação da matrícula estava sendo feita com apresentação da documentação exigida pela Seduc pelos responsáveis dos alunos. Na Escola Estadual Ulysses Guimarães, localizada no bairro de Nazaré, em Belém, o último dia de confirmação de matrículas foi movimentado. “Organizamos o atendimento de modo que os pais pudessem ser acomodados desde cedo”, explicou a diretora da escola, professora Ângela Silva.

Segundo a diretora, a unidade que se tornou uma escola de Tempo Integral no ano passado, terá, em 2018, doze turmas, com um total de 480 alunos. Serão alunos do primeiro e segundo anos do Ensino Médio. “Estamos muito satisfeitos com o trabalho desenvolvido até aqui, a aceitação foi muito boa, pois estamos ajudando os nossos alunos a ter uma visão de mundo melhor, através do desenvolvimento de valores como a solidariedade, o respeito e a gentileza, e a grande prova disso é a grande procura de novos alunos”, ressalta.

A cobradora de ônibus Berenice Lucas foi uma das mães que buscaram vagas na Ulysses Guimarães. O filho dela estudava na rede privada de ensino, mas, por falta de condições financeiras, agora, será transferido para a rede pública estadual. “Fizemos uma pesquisa e constatamos que esta é uma das melhores escolas de Belém, mesmo sendo pública. Então, decidimos trazê-lo pra cá. Ele está empolgado e ao mesmo tempo nervoso, por saber que agora vai estudar em Tempo Integral, mas temos certeza de que tudo vai sair da melhor maneira possível”, conta.

A mesma situação vivencia a comerciária Elcimar Costa, que está transferindo a filha Evelyn Silva, de 14 anos, da rede privada para a rede pública de ensino. A estudante também vai cursar o primeiro ano do Ensino Médio em Tempo Integral na Ulysses Guimarães. “Tenho certeza de que tudo vai ser uma questão de adaptação, inclusive o fato de passar o dia inteiro na escola, o que é muito melhor do que estudar um único período”, acredita a mãe. “Tenho uma prima que estuda aqui e ela sempre me falava algumas coisas sobre a escola. Espero que as aulas sejam boas e que eu consiga entender bem os conteúdos”, disse a jovem.

Já preocupado com a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o jovem Marcelo Cavalcante, de 16 anos, foi procurar uma vaga na escola Ulysses Guimarães. “Decidi vir pra cá porque tenho amigos que estudam na escola e me indicaram, dizendo ser uma escola muito boa, estou confiante”, explicou o adolescente. (Ag. Pará)
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive