sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Aprovados no vestibular da Uepa serão conhecidos na próxima terça-feira (30)


A ansiedade dos calouros 2018 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) já tem data para acabar. Na próxima terça-feira, 30, às 10h, o listão dos aprovados no Processo Seletivo (Prosel) será divulgado para mídia, no site da Instituição e em suas redes sociais oficiais. O calouro deve ficar atento ao período de matrícula, que será entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro.

A Reitoria da Uepa será o centro da ação no dia do listão. Às 9h30, o reitor Rubens Cardoso receberá a imprensa para uma coletiva, quando serão conhecidos os três primeiros lugares do Vestibular 2018. Em seguida, as listas com os nomes dos aprovados serão entregues à imprensa e liberadas no site www.uepa.br. Os candidatos e familiares que quiserem comparecer ao prédio da Reitoria para acompanhar a divulgação terão acesso físico ao listão afixado nos painéis, que serão posicionados em frente ao prédio também às 10h.

São 3.620 vagas distribuídas nos 16 municípios onde a Uepa está presente. Este é o primeiro ano em que todas as vagas foram destinadas ao Prosel, após o encerramento de novos inscritos do Programa de Ingresso Seriado (Prise) em 2015.

Para promover o acesso ao nível de educação superior nos municípios paraenses, a Uepa adota uma política de cotas. Por isso, foram reservadas 50% das vagas a candidatos que cursaram e concluíram todas as séries do Ensino Médio, ou curso equivalente, na rede pública.

Enem - Estará automaticamente eliminado no processo de classificação do Prosel, o candidato que faltou em, pelo menos, um dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou obteve nota inferior a 400 na Redação, numa escala de 0 a 1000, ou ainda obteve média aritmética das notas do Exame inferior a 400.

Ainda será atribuído um bônus de 10% sobre a média aritmética das notas obtidas no Enem, aos candidatos que concluíram o Ensino Médio, ou equivalente, em escolas localizadas no Estado do Pará. A comprovação dessas condições será feita no ato da matrícula. O candidato que não provar a veracidade das informações será eliminado do Processo e perderá o direito à vaga.

Para o resultado, o Prosel teve como base de dados o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) fornecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão realizador do Enem.

Concorrência

Para o Prosel 2018, entre os cotistas, o curso mais concorrido é o de Fisioterapia em Belém, com 200 candidatos inscritos para cada vaga. Em seguida, o curso de Medicina em Marabá, com 113,6 candidatos por vaga, e o curso de Enfermagem em Belém, com 102 por vaga.

Entre os não-cotistas, o curso mais concorrido do certame é Medicina em Marabá, com 70.6 candidatos inscritos para cada vaga. Em segundo ficou Fisioterapia em Belém, com 63.09 inscritos por vaga, e Medicina em Belém, com 55.7 candidatos por vaga.

Matrícula

O período de matrícula inicia já no dia seguinte a divulgação do listão. Os candidatos aprovados deverão entrar no link que será disponibilizado no site www.uepa.br. A pré-matrícula será feita exclusivamente online e é o primeiro passo obrigatório no processo de matrícula. Após preencher e imprimir o formulário, os calouros deverão levar a documentação exigida no edital, com cópias, até o campus que abriga seu curso. No ato de confirmação da matrícula o candidato deverá estar munido de originais.

O calouro oriundo das escolas da rede pública poderá apresentar uma declaração de que está concluindo o Ensino Médio no ano letivo corrente, a qual deverá ser substituída pela documentação definitiva em até 45 dias, estando sua matrícula condicionada à apresentação dos documentos obrigatórios relacionados no subitem 14.3, do Edital 78/2017.

Documentos necessários para a matrícula de calouros:

1 - Ficha de Pré-Matrícula impressa;

2 - Carteira de Identidade;

3 - Cadastro de Pessoa Física (CPF);

4 - Certidão de Nascimento ou Casamento;

5 - Certificado de Alistamento Militar (candidatos do sexo masculino);

6 - 01 (uma) foto 3 x 4 recente (colorida);

7 - Título de Eleitor, acompanhado do comprovante de votação na última eleição;

8 - Histórico Escolar do Ensino Médio;

9 - Certificado de Conclusão do Ensino Médio;

10 - Comprovante de Residência (recente que contenha CEP)

NÚMEROS DO PROCESSO SELETIVO 2018 – PROSEL

Vagas ofertadas: 3.620

Cursos de Graduação ofertados em 2017: 26

Inscritos: 94.189

Cotistas: 71.731

Não-cotistas: 22.458

Cursos mais concorridos (concorrência CANDIDATO / VAGA)

1. PROCESSO SELETIVO – PROSEL

1.1 - COTISTA

Fisioterapia (Belém): 4.002 candidatos inscritos l 20 vagas l 200 candidatos por vaga

Medicina (Marabá): 1.136 candidatos inscritos l 10 vagas l 113,6 candidatos por vaga

Enfermagem (Belém): 5.104 candidatos inscritos l 50 vagas l 102 por vaga

1.2 - NÃO COTISTA

Medicina (Marabá): 706 candidatos inscritos l 10 vagas l 70.6 candidatos por vaga

Fisioterapia (Belém): 1.276 candidatos inscritos l 20 vagas l 63.09 candidatos por vaga

Medicina (Belém): 2.786 candidatos inscritos l 50 vagas l 55.7 candidatos por vaga.


Fonte: Ag. Pará
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive