terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Convênio garante veículos de suporte às ações de assistência social em Santarém


A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), foi contemplada com a doação de dois veículos, que irão dar um suporte maior à Secretaria na área da Proteção Básica que conta com oito Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Os veículos são resultados de uma articulação do deputado federal José Priante (PMDB/PA), juntamente com o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra. A solenidade de assinatura do termo de convênio de aquisição dos veículos contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar, da secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, e de 13 prefeitos da região oeste do Estado, do baixo Amazonas e Transamazônica.


O dinheiro já está assegurado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. "Estamos sendo recebidos pelo prefeito Nélio Aguiar para celebrarmos uma rodada de convênios com 40 municípios incluindo Santarém, com recursos para aquisição de veículos que atuam nas ações da Proteção Social promovendo a política de ação social junto aos munícipes. Com muita alegria fazemos esse encontro aqui em Santarém nesse início de ano. Todos sabemos das dificuldades que o país enfrenta, mas conseguimos essa captação de recursos a nível federal para beneficiar as secretarias de ações sociais que alcançam as pessoas que mais precisam nos municípios", declarou o deputado federal José Priante.

"Estamos fazendo um trabalho não só como prefeito de Santarém, mas como presidente da Amut, em parceria com Amucam, que engloba os municípios da Calha Norte. Esse trabalho está voltado em buscar parcerias, já que todos nós acompanhamos pela imprensa a situação dos municípios nessa crise nacional, que atinge todos os municípios. Temos enfrentado dificuldade na receita líquida e não temos recursos para investimentos na assistência social. Esta é uma ajuda muito importante e demonstra a parceria e a sensibilidade do deputado Priante", afirmou o prefeito Nélio Aguiar.

"Iniciamos esse ano de 2018 já com este presente do MDS, por meio de articulação do deputado Federal José Priante. Uma doação muito bem vinda para Santarém, principalmente agora que temos mais uma meta a alcançar: a inclusão dos deficientes do Benefício de Prestação Continuada (BPC), no Cadastro Único. Os nossos 8 Cras atendem não só a região urbana, mas também a região rural, por isso precisamos muito desses veículos", agradeceu a titular da Semtras, Celsa Brito.

A Semtras foi contemplada em 2017 com dois veículos frutos de doação do Ministério Público do Trabalho (MPT), um no mês de julho que foi destinado ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social – Creas. O segundo veículo foi doado no final de novembro para o Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti).

Proteção Básica

A Proteção Social Básica objetiva prevenir situações de risco por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. A oferta dos serviços de prevenção, destinados ao atendimento das famílias e indivíduos que se encontram em situações de vulnerabilidade e risco social são realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que faz visitas domiciliares, orientações (Benefício de Prestação Continuada – BPC, descondicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF), entre outros), encaminhamentos, atendimentos psicossocial e pedagógico, além de inclusão e atualização do Cadastro Único (CadÚnico).

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) representa a porta de entrada para os serviços socioassistenciais e devem ser buscados para informação e orientação. O município têm 7 Cras na cidade e um Cras em um Alter do Chão.

- Cras Nova República – TV. 25 s/n, ao lado da Escola Estadual Maestro Wilson Dias da Fonseca, bairro Nova República.

- Cras São José Operário – Rua Nações Unidas, s/n entre Barão de São Nicolau e Tupauilândia, bairro São José Operário.

- Cras Caranazal – Tv. Luiz Barbosa, nº 1310, entre Plácido de Castro e Borges Leal, bairro Caranazal.

- Cras Urumari – Rua Cristóvão Colombo, s/n antiga escola São João Batista Miléo, bairro Urumarí.

- Cras Ribeirinho – Av. Tapajós s/n, altos do Mercadão 2000

- Cras Santana – Rua Gonçalves Dias, s/n entre Barão de Guajará e Pedro Gentil, bairro Santana.

- Cras Santarenzinho – Rua Nossa Senhora do Rosário, s/n esquina com São Lucas, Próximo a Escola Eilah Gentil, bairro Santarenzinho.

- Cras Alter do Chão – Tv. Antonio Agostinho Lobato s/n Av. Firmino Bagata e Av. Everaldo Martins ao lado da Delegacia de Polícia e próximo ao terminal de ônibus Alter do Chão, Centro.

Todos os Cras trabalham em áreas de abrangência para contemplar os demais bairros que não contam com a unidade física do Centro. (PMS)
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Navio-hospital Abaré retoma atendimento às comunidades ribeirinhas

Após quase um ano sem fazer viagens, o navio-hospital Abaré está nas águas novamente, na região do rio Arapiuns, com uma equipe de saúde pa...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive