quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Ministro Helder garante equipamentos de saúde para municípios do Pará


O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, garantiu recentemente mais investimentos aos municípios paraenses. Junto ao Ministério da Saúde, Helder conseguiu que aproximadamente 60 cidades sejam contempladas com 50 ambulâncias, 30 gabinetes odontológicos e 10 unidades odontológicas móveis.

Segundo o ministro, os equipamentos chegam para ajudar em uma das áreas mais precárias do estado, que é a Saúde. “Sabemos o quanto o Pará ainda necessita avançar nesta área tão importante que a nossa população precisa. Por isso, articulei com o Ministério da Saúde para que estes equipamentos chegassem até nosso estado. Mas ainda é pouco. Por isso, o trabalho segue e continuaremos lutando por novas conquistas”, disse Helder.

Em 26 cidades a população contará com 50 novas ambulâncias. Entre as principais selecionadas estão a capital Belém, comtemplada com 10 veículos e Ananindeua, a segunda cidade mais populosa do estado, que também receberá 10 unidades. Capanema, no nordeste do estado, receberá 3 ambulâncias. Já Cachoeira do Piriá, Igarapé-Miri, Jacundá e Uruará serão contempladas com 2 veículos cada uma. Para Abaetetuba, Água Azul do Norte, Alenquer, Castanhal, Cumaru do Norte, Goianésia do Pará, Mãe do Rio, Marabá, Medicilândia, Mocajuba, Nova Ipixuna, Pacajá, Ponta de Pedras, Prainha, Rio Maria, São Miguel do Guamá, São Sebastião da Boa Vista, Tucumã e Viseu, será encaminhada uma para cada município.

Água Azul do Norte, cidade com mais de 25 mil habitantes, no sul do Pará, concentra cerca de 70% da população na zona rural. Segundo o prefeito Renan Lopes (PSC), a ambulância será destinada especificamente para atender mais de 5 mil pessoas que moram em duas dessas comunidades. “Nossa população precisava de mais este equipamento, que além de trazer economia ao município, já que não vamos mais gastar com aluguel, também vai garantir conforto de qualidade aos usuários”, disse o prefeito.

O gestor ressaltou ainda outras conquistas que a cidade teve nos últimos meses. “Além da ambulância, nós também já fomos contemplados com um caminhão-caçamba e cerca de R$ 1,5 milhões para pavimentar mais de 4km das ruas na área urbana da cidade. Isso mostra o quanto faz a diferença ter um ministro paraense em Brasília, que conhece a realidade do nosso estado”, finalizou Lopes.

SAÚDE BUCAL

Outra área beneficiada com a iniciativa do ministro Helder foi a saúde bucal, também ainda muito precária no estado. Com a articulação de Helder, 30 Gabinetes Odontológicos serão instalados em Anapu, Aurora do Pará, Belterra, Brejo Grande do Araguaia, Colares, Curionópolis, Inhangapi, Jacareacanga, Moju, Palestina do Pará, São Domingos do Araguaia, Senador José Porfírio, Terra Santa, Trairão, Capitão Poço, Marituba, São João do Araguaia, Goianésia do Pará, Tracuateua, Soure, Curuçá, Limoeiro do Ajuru, Melgaço, Portel, Altamira, Igarapé-Miri, Santa Maria do Pará, Dom Eliseu, Terra Alta, Santo Antonio do Tauá.

Em Anapu, o gabinete odontológico será instalado na Vila Isabel, uma comunidade rural, de mais de 2 mil habitantes, com dificuldades para ter acesso aos serviços. Segundo o prefeito da cidade, Aelton Fonseca (PSDB), a Prefeitura Municipal realizava mutirões para atender os locais, mas ainda não era o suficiente. “É uma população que está distante da área urbana e que necessitava desse atendimento mais próximo. Portanto, esse gabinete chega em uma excelente hora e nós só temos que agradecer o nosso ministro paraense por ter lembrando da nossa cidade”, afirmou.

Mais 10 Unidades Odontológicas Móveis também chegarão em Abaetetuba, Rurópolis, Eldorado dos Carajás, Marituba, Santo Antônio do Tauá, São Felix do Xingu, Uruará, Ponta de Pedras, Santana do Araguaia e Terra Alta. Os equipamentos vão permitir a descentralização a assistência à saúde e dar atendimento às pessoas que moram em locais que apresentam maior dificuldade de acesso, localizados predominantemente nas áreas rurais.

Fonte: Divulgação/Ministério da Integração
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Usuários da operadora TIM de Santarém devem ficar alerta para mudança de chip

Santarém e mais 56 municípios do Pará contam a rede de quarta geração da TIM. Para usufruir da nova tecnologia, que oferece uma velocid...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive