segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Operação Perfuga: Juiz retoma depoimentos de testemunhas de acusação


Terminou nesta tarde, a 1ª audiência de 2018 do processo 0004468-91.2017.8.14.0051, que apura os crimes de Peculato envolvendo 28 réus, originada na chamada Operação Perfuga conduzida pelo Ministério Público e Polícia Civil, e que tem como principal nome o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Santarém, Reginaldo Campos (PSC).

A audiência de hoje, presidida pelo juiz Rômulo Nogueira de Brito da 2ª vara Criminal, a exemplo do que aconteceu em dezembro, acontece no salão do júri e dá continuidade à oitiva de testemunhas arroladas pelo MP, iniciada em dezembro. Das 12 testemunhas apontadas pelo MP, apenas três tinham sido ouvidas na última semana de funcionamento do Fórum, antes do recesso do Judiciário e uma foi dispensada. Hoje mais quatro foram ouvidas, sendo uma dispensada e três devem ser substituídas a pedido do MP.

A audiência deve continuar amanhã e, após o término da oitiva das testemunhas de acusação, serão convocadas as mais de 100 testemunhas indicadas pelos advogados dos réus, que só após esse ato serão interrogados.

A Operação Perfuga, deflagrada no início do ano de 2017, apura diversas condutas ilícitas em várias fase, envolvendo o ex-presidente da Câmara Municipal, assessores e advogados, que teriam criado uma organização criminosa responsável por contratação de servidores fantasmas e apropriação de salários, esquemas de obtenção de leitos em hospitais em troca de votos, entre outros crimes., já sendo considerado o maior escândalo político da história de Santarém.

Uma das testemunhas dispensadas pelo MP foi Valdirene Fernandes, que apesar de ter sido informada de que não poderia acompanhar a oitiva das demais testemunhas, se fez presente ao recinto.

Além de ser excluída da lista, Valdirene deverá responder inquérito policial por desobediência à ordem judicial, como determinou o juiz Rômulo Nogueira de Brito.

Texto e foto: Jota Ninos
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Programa Jovem Aprendiz da MRN/SENAI abre 46 vagas

Serão realizadas nos dias 26 e 27 as inscrições gratuitas para o processo seletivo do Programa Jovem Aprendiz, promovido na região Oeste ...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive