quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Prefeitura de Santarém apoia o Carnaval democrático em Alter do Chão


Prezando pela democracia, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura decidiu manter a folia na Vila de Alter do Chão com duas modalidades: O Carnaval "Cara Limpa" será realizado na Praça Sete de Setembro, e o Carnaval do "Mela-mela", na Praça do Çairé. A programação oficial com apoio da prefeitura na vila ocorrerá nos dias 11 e 12 de fevereiro, respectivamente, domingo e segunda-feira.

"Nós partimos do princípio democrático que rege este país, e analisamos as solicitações dos que não concordavam e dos que eram adeptos a brincadeira com o amido de milho no carnaval de Alter do Chão. Mesmo as pesquisas apontando para 52% de pessoas contra o amido de milho, é pouco o percentual de diferença, diante dos 48% que são adeptos a esta prática. Diante disso, no Carnaval, o prefeito Nélio Aguiar vai decretar que o amido de milho, spray e similares no município de Santarém poderá ser usado apenas na Vila de Alter do Chão, especificamente na Praça do Çairé e proibido em qualquer outra parte do município. Ainda na Vila, os não adeptos ao amido de milho, terão como opção o Carnaval 'Cara Limpa', na Praça Sete de Setembro", explicou o titular da pasta da cultura no município, Luis Alberto Figueira.

O Carnaval 'Cara Limpa' na Vila de Alter do Chão iniciou em 2017 após solicitações de moradores da vila e visitantes. A Prefeitura experimentou a nova proposta na Praça Central da vila, a qual chamou de Folia Social, e a nova modalidade foi muito bem recebida. A iniciativa foi fortalecida pelo parecer de especialista que apontou os riscos à saúde e ao meio ambiente com a brincadeira que usa o amido de milho. Além dos tumultos provocados entre os foliões que não eram adeptos ao "Mela-mela", o que demandava ações dos órgãos de segurança para contornar os atritos. "O governo municipal vai respeitar as opiniões dos que são a favor e dos que são contra, oferecendo uma opção a mais, sem sujeira, sem tumulto e com muita tranquilidade", completou o secretário.

Na área urbana, na Praça de Eventos, o governo municipal dará apoio as entidades da Associação Santarena das Agremiações Carnavalescas (Asac), no sábado (10) e a Liga Independe dos Blocos de Empolgação (Libes) na terça-feira (13). Nos dois dias de folia na cidade, será proibido o uso de amido de milho, spray e similares.

Inscrições Carnaval "Cara Limpa"
Na segunda-feira (22), conforme pedidos, iniciam-se as inscrições dos blocos humorísticos que brincarão na modalidade "Cara Limpa". Os interessados devem comparecer até o dia 2 de fevereiro na recepção da Secretaria de Cultura, de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Fonte: Divulgação/Ascom/PMS
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive