sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Assistenciados comemoram os 4 anos do Centro Pop Dom Lino Vombommel



Foi com muita alegria e em ritmo de Carimbó que as pessoas que estão em situação de rua comemoraram nesta sexta-feira (02), o aniversário de 4 anos do Centro Pop Dom Lino Vombommel, (Centro de referência e atendimento especializado à População adulta em Situação de Rua), com a animação do Quarteto Mocorongo e Grupo de Carimbó - 'Carimbatuque' todos puderam se confraternizar com os servidores do Centro Pop, da Semtras e usuários e ex usuários do serviço que aproveitaram para contar um pouco de suas histórias.

"O Centro Pop, foi apresentado a minha vida há dois anos, quando eu havia chegado do Matogrosso, desempregado e em situação difícil, e me deparei com a situação de rua e me indicaram esse local para eu poder suprir com as minhas necessidades básicas. Hoje sou bem acolhido, fui bem recebido, realmente quem mora na rua ser acolhido assim é muito bom, aqui participo de várias capacitações e ainda aprendi a trabalhar com a reciclagem". afirmou Neirison Cruz, usuário do Centro Pop.

Irailson Sousa, ex usuário do serviço há quase dois anos, fez questão de contar à todos o que aconteceu em sua vida, "já fui morador de rua, fui viciado em drogas, álcool, hoje estou aqui para falar um pouco da minha vida, dou graças a essas criaturas de Deus que me acolheram aqui no Centro Pop. Hoje me alegro muito, tudo de bom ter acontecido comigo. Hoje tenho uma casa, e eu não tinha nada, só tinha a vida porque Deus é misericordioso e o demônio não tirou, hoje tenho uma esposa e uma filhinha que nasceu há dois dias, hoje me sinto muito feliz por ter ganhado vários amigos aqui dentro e poder ter conseguido apoio pra estar bem". Contou emocionado.

"Como é emocionante poder comemorar esses 4 anos, e pelos dados de atendimentos, de pessoas inseridas no mercado de trabalho, pessoas que puderam voltar ao seio familiar, há muitos motivos para estarmos alegres aqui hoje, agradecemos o apoio de todos os nossos parceiros, do 8º Batalhão de Engenharia e Construção, do Pastor Eber Oliveira, da Primeira Igreja Batista e de sua esposa, dos músicos do Quarteto Mocorongo e do Carimbatuque, dos nossos servidores do Centro Pop, da Semtras, da Saúde, da Comunicação, dos nossos usuários e ex usuários que estão comemorando nossas conquistas, e que venham mais comemorações", agradeceu a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.


O coordenador do Centro Pop, Davi Lima, disse ser uma honra, uma missão pessoal estar a frente do Centro e poder comemorar esses 4 anos, sendo 4 meses à frente da coordenação e poder seguir o trabalho iniciado por Bernadete Mathias. "Em 2016 o Centro Pop Dom Lino Vombommel, foi campeão nacional como melhor equipamento do Brasil inteiro, isso é uma honra poder estar acolhendo esses usuários, poder melhorar ainda mais nossos atendimentos e obtermos mais conquistas para a Prefeitura de Santarém, para a Semtras e aos nossos usuários".

Desde a inauguração no dia 31 de janeiro de 2014 o Centro Pop Dom Lino Vombommel, (Centro de referência e atendimento especializado à População adulta em Situação de Rua), viabilizou a inserção no mercado de trabalho de 204 usuários. A faixa etária vai de 23 a 60 anos, os atendidos são de cidades do Pará, de outros Estados, inclusive de fora do país Venezuela, Colômbia, Peru e da Alemanhã.
Seu objetivo é desenvolver ações para a reinserção familiar e/ou comunitária contribuindo para restaurar e preservar a integridade e autonomia da população em situação de rua, favorecendo seu acesso a benefícios previdenciários e socioassistenciais, assim como a programas de transferência de renda, buscando desenvolver um espírito de autonomia participativa, respeitando as escolhas dos usuários e especificidades do atendimento socioassistencial.


Até 2017, o Centro Pop Dom Lino Vombommel:

• Atendeu 21.556 usuários.
• Cadastrou 792 no serviço.
• Forneceu 48.899 alimentações
• Executou 3.973 serviços de saúde,
• Viabilizou 195 cartões SUS.
• Através da Abordagem Social de Rua encaminhou 2.935 atendimentos
• Inscreveu 123 usuários no Cadastro Único Nacional – CadÚnico.
• Viabilizou 16 Benefícios de Prestação Continuada – BPC.
• Inseriu 12 pessoas no programa Minha Casa, Minha Vida.
• Matriculou 78 na Rede de Educação.
• Inseriu 212 no Mercado de Trabalho.
• e 134 pessoas retornaram à família.

Além disso, desenvolveu 24 projetos pedagógicos, alguns como: Escola Social; Dia do Zelo; Feira Pop; Tempero Pop; Projeto Horta, Oficina de Artes, Oficina de Música, entre outros.

O Centro Pop está localizado na Trav. Moraes Sarmento, 800, entre as avenidas Marechal Rondon e Presidente Vargas, Bairro Santa Clara, funciona de segunda a sexta-feira das 08h ás 18h.


Geisa de Oliveira Agência Santarém
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Polícia Federal deflagra operação contra pornografia infantil

A Polícia Federal deflagrou hoje (2), em São Paulo, a operação de combate à produção, divulgação, compartilhamento e publicação de mate...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive