sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Banco da Amazônia inicia 2018 com exposição contemplada no Edital de Pautas do Espaço Cultural


“Terra sem mal”, primeira a mostra contemplada pelo Edital Público de Pautas do Espaço Cultural 2018 do Banco da Amazônia, terá sua abertura no dia 6 de fevereiro, na sede da Instituição. A exposição fotográfica é de autoria do fotógrafo Rafael Gamba e colaboração da artista visual Viviane Gueller e produção de Fatinha Silva. O projeto revisita a década de 70, destaca temas sobre os limites conflituosos entre a cidade e a selva, as queimadas, os indígenas e os posseiros, e retrata a região Amazônica como a última fronteira a ser conquistada.

A proposta apresentada por Gamba teve como inspiração acontecimentos marcantes de 1970. “O projeto remete a toda uma mitologia, da busca em vida por um lugar onde não haveria doenças, guerras ou fome, onde seria possível viver em segurança. A exposição trata da revisitação de um arquivo fotográfico constituído justamente nesta época”, relata o fotógrafo. Outro tema em evidência na mostra são os desfiles militares, tão comuns naquela década.

A mostra traz, ainda, um significado afetivo ao fotógrafo. “As imagens me aproximam de um período vivido pela minha família, conectando à minha trajetória de vida. Ao mesmo tempo, é muito válido refletir sobre nosso país e o período de ditadura militar e seu modelo de desenvolvimento, considerando o período atual. Vivemos este momento de inflexão e questionamentos”, salientou.

Na exposição, há fotografias coloridas e em preto em branco, com dimensões entre 40 x 60cm e 1,00 x 1,50m, ampliadas a partir de imagens feitas pelo pai do artista, Isidorio Gamba, em 1970, quando este vivia em Manaus. Para conseguir o resultado alcançado, as imagens foram projetadas e fotografadas com a mesma câmera que originou as fotos da época. O artista se preocupou com cada detalhe, conseguindo extrair pequenos fragmentos, manchas, desbotamentos, capturando–os com seu olhar diferenciado e selecionando o que havia de mais representativo para a sociedade amazonense que vivenciou os anos 70.

Rafael Stock Gamba

Nascido em Manaus, Rafael Stock Gamba vive e trabalha em Porto Alegre. É fotografo desde os 14 anos por influência de seu pai. Autodidata, participou também do curso de extensão Séries Fotográficas, ministrado pelo artista e professor alemão Klaus W. Eisenlohr, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou de grupos de discussões em fotografia, como o coordenado pelo professor Fernando Schmitt. Atualmente frequenta o grupo de estudos do Barraco Cultural/Galeria Mascate, sob coordenação de Marco A.F. e Tiago Coelho. Sua pesquisa em fotografia envolve vazios urbanos e o uso de processos de revelação analógicos.

Viviane Gueller


Doutoranda pelo PPGAV/UFRGS, mestre em Poéticas Visuais e formada em jornalismo, a artista visual Viviane Gueller foi premiada pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 11ª edição (2015) e indicada ao VIII Prêmio Açorianos de Artes Plásticas (2014). Em 2012, participou da Mobile Radio da 30ª Bienal de São Paulo. Foi selecionada para o 58º Salão de Abril, 29º Salão do Pará e II e VIII Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia e premiada no 16º Salão da Câmara Municipal de Porto Alegre. Possui uma obra no acervo do Museu de Arte Contemporânea-RS.

Serviço:
Vernissage da Exposição “Terra sem Mal”
Hora: 18h30
Data: 06/02/2018
Local: Espaço Cultural Banco da Amazônia

Fonte: Ascom/Banco da Amazônia
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Programa Jovem Aprendiz da MRN/SENAI abre 46 vagas

Serão realizadas nos dias 26 e 27 as inscrições gratuitas para o processo seletivo do Programa Jovem Aprendiz, promovido na região Oeste ...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive