sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Banco da Amazônia inicia 2018 com exposição contemplada no Edital de Pautas do Espaço Cultural


“Terra sem mal”, primeira a mostra contemplada pelo Edital Público de Pautas do Espaço Cultural 2018 do Banco da Amazônia, terá sua abertura no dia 6 de fevereiro, na sede da Instituição. A exposição fotográfica é de autoria do fotógrafo Rafael Gamba e colaboração da artista visual Viviane Gueller e produção de Fatinha Silva. O projeto revisita a década de 70, destaca temas sobre os limites conflituosos entre a cidade e a selva, as queimadas, os indígenas e os posseiros, e retrata a região Amazônica como a última fronteira a ser conquistada.

A proposta apresentada por Gamba teve como inspiração acontecimentos marcantes de 1970. “O projeto remete a toda uma mitologia, da busca em vida por um lugar onde não haveria doenças, guerras ou fome, onde seria possível viver em segurança. A exposição trata da revisitação de um arquivo fotográfico constituído justamente nesta época”, relata o fotógrafo. Outro tema em evidência na mostra são os desfiles militares, tão comuns naquela década.

A mostra traz, ainda, um significado afetivo ao fotógrafo. “As imagens me aproximam de um período vivido pela minha família, conectando à minha trajetória de vida. Ao mesmo tempo, é muito válido refletir sobre nosso país e o período de ditadura militar e seu modelo de desenvolvimento, considerando o período atual. Vivemos este momento de inflexão e questionamentos”, salientou.

Na exposição, há fotografias coloridas e em preto em branco, com dimensões entre 40 x 60cm e 1,00 x 1,50m, ampliadas a partir de imagens feitas pelo pai do artista, Isidorio Gamba, em 1970, quando este vivia em Manaus. Para conseguir o resultado alcançado, as imagens foram projetadas e fotografadas com a mesma câmera que originou as fotos da época. O artista se preocupou com cada detalhe, conseguindo extrair pequenos fragmentos, manchas, desbotamentos, capturando–os com seu olhar diferenciado e selecionando o que havia de mais representativo para a sociedade amazonense que vivenciou os anos 70.

Rafael Stock Gamba

Nascido em Manaus, Rafael Stock Gamba vive e trabalha em Porto Alegre. É fotografo desde os 14 anos por influência de seu pai. Autodidata, participou também do curso de extensão Séries Fotográficas, ministrado pelo artista e professor alemão Klaus W. Eisenlohr, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou de grupos de discussões em fotografia, como o coordenado pelo professor Fernando Schmitt. Atualmente frequenta o grupo de estudos do Barraco Cultural/Galeria Mascate, sob coordenação de Marco A.F. e Tiago Coelho. Sua pesquisa em fotografia envolve vazios urbanos e o uso de processos de revelação analógicos.

Viviane Gueller


Doutoranda pelo PPGAV/UFRGS, mestre em Poéticas Visuais e formada em jornalismo, a artista visual Viviane Gueller foi premiada pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 11ª edição (2015) e indicada ao VIII Prêmio Açorianos de Artes Plásticas (2014). Em 2012, participou da Mobile Radio da 30ª Bienal de São Paulo. Foi selecionada para o 58º Salão de Abril, 29º Salão do Pará e II e VIII Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia e premiada no 16º Salão da Câmara Municipal de Porto Alegre. Possui uma obra no acervo do Museu de Arte Contemporânea-RS.

Serviço:
Vernissage da Exposição “Terra sem Mal”
Hora: 18h30
Data: 06/02/2018
Local: Espaço Cultural Banco da Amazônia

Fonte: Ascom/Banco da Amazônia
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive