domingo, 11 de fevereiro de 2018

Carnapauxis arrasta multidão pelas ruas de Óbidos



O município de Óbidos continua em festa até a próxima quarta-feira quando encerra o carnaval que é o maior da região oeste do Pará e considerado um patrimônio cultural do Estado

Por: Anne Lopes*

Carnapauxis é o encontro de famílias, de amigos. E é também o evento mais esperado pelos brincantes que gostam de curtir o melhor carnaval de rua da Amazônia.

A cada ano surgem novos grupos. Alguns com nomes inusitados. Como o ‘Éh Nóis Queiróz’, formado em 2017, após uma conversa entre famílias da cidade. Na época era composto por poucas pessoas, depois de estenderem convites à comunidade, a equipe aumentou e hoje possui 126 integrantes, que foram às ruas de Óbidos brincar o carnaval junto com o Bloco Águia Negra, do bairro Cidade Nova. 

No sábado (10), o ‘Éh Nós Queiróz’, foi uma das atrações do Carnapauxis, que a cada ano se consolida como o maior e melhor carnaval de rua do interior da Amazônia. “Uma das formas de prestigiarmos o evento foi nos reunirmos e fazer com que nossa alegria contagie os outros foliões que chegam à cidade”, disse Jorge Consentine, representante da equipe.

No mês de fevereiro, Óbidos, no oeste do Pará, recebe turistas de várias partes do país e do mundo também, já que a cada ano que passa, visitantes de outras nacionalidades também chegam ao município para conhecer de perto toda magia, encanto, simbolismo, tradição e cultura do Carnapauxis.

Crianças, jovens, adultos e idosos. Todos “curtem” o carnaval obidense que é um patrimônio cultural do Estado do Pará. As ladeiras de Óbidos se transformam nos corredores da folia e desde o último dia 7, a cidade está em festa, toda colorida e com muita animação. Dá pra notar no rosto de cada morador, que ano após ano recebe com muita alegria, cordialidade e simpatia os milhares de foliões nesta época do ano. No ritmo das músicas dos blocos, a multidão se diverte. E quem não cai na folia, assiste da varanda de casa mesmo.

Railon Marinho nasceu em Óbidos, mas atualmente mora em Santarém. Ele não perde um só dia de folia e se admira que a cada ano, o número de visitantes no período de carnaval só tem aumentado. A cidade está ficando pequena para o Carnapauxis!

A festa no sábado (10), ficou por conta do Bloco Águia Negra, que levou 30 mil foliões para a Praça da Cultura (Fobódromo), segundo o 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4ºGBM), de Santarém.

A festa por lá segue até a Quarta-Feira de Cinzas, quando encerra a programação oficial do Carnapauxis 2018


























.

*Enviada especial do blog Quarto Poder 
Compartilhar:

1 comentários:

Janderson Oliveira disse...

O carnapauxis é considerado umas das melhores senão a melhor festa de carnaval do oeste do Pará,que a cada ano que passa trás inovação e se consolidando como tradição! Parabéns pela reportagem me senti andando pelas ladeiras de Óbidos curtindo a folia !!!!!

Amazônia Protege

DESTAQUE:

MPF recomenda que escolas e universidades do oeste do Pará garantam liberdade de ensino

O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou notificação a instituições da área da educação no oeste do Pará em que recomenda que escolas,...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive