segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

IJUS apoia implantação de Escola de Sustentabilidade em Juruti


Nos próximos meses, as organizações do município de Juruti participarão do processo de concepção de uma Escola de Sustentabilidade onde poderão contar com formação especializada a ser ministrada pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil – IEB. A parceria entre IJUS, com investimento no valor de R$ 100 mil, e Instituto Alcoa, com R$ 450 mil, viabilizará durante o primeiro semestre a concepção da Escola para que se possa estabelecer localmente de forma perene, criando, inclusive, um conselho escolar composto por entidades de referência em educação.

Em uma segunda etapa serão ofertadas 40 vagas para lideranças de organizações locais.

Para preencher as vagas será aberto um processo seletivo conduzido pelo próprio IEB. O curso terá enfoque em temas como empreendedorismo social, liderança e sustentabilidade em três encontros.

O público-alvo são pessoas que já tenham um perfil de liderança local, capacitando-os como influenciadores com visão e ações sustentáveis. Moradores de Juruti e do entorno poderão participar do processo seletivo. A secretaria da Escola de Sustentabilidade irá funcionar na sede do IJUS. As aulas serão ministradas em espaços cedidos pela rede pública, sem a necessidade da construção de um prédio específico.

Segundo Aubélia Tavares, participante do IJUS como representante do Sindicato dos Profissionais da Educação de Juruti (SINPROEJ) no Conselho Juruti Sustentável (CONJUS), e integrante da Diretoria Social do IJUS, a Escola de Sustentabilidade é uma grande conquista para o município. “Estamos ansiosos pelos resultados. Como educadora posso afirmar que vamos acompanhar e participar desde a elaboração do Projeto Político-Pedagógico até a execução das atividades, sempre primando por um resultado efetivo, que beneficie a comunidade, principalmente com a formação de agentes de sustentabilidade que possam atuar com ética e colaborar efetivamente com a transformação social de Juruti.”

O Alcoa, empresa que minera bauxita no município, apoiará a Escola de Sustentabilidade a partir de projeto desenvolvido pelo IEB, submetido e aprovado pelo Instituto Alcoa em seleção de iniciativas financiadas pela instituição. A parceria do IEB com o IJUS era contrapartida fundamental para a aprovação do investimento pelo Instituto Alcoa. "A atuação da Alcoa está baseada nos alicerces da sustentabilidade. Por isso, pela segunda vez, a empresa apoia a Escola de Sustentabilidade em Juruti, investindo no capital humano, nas organizações e nos rumos do desenvolvimento local" comenta Rogério Ribas, gerente de Recursos Humanos e Assuntos Institucionais da Alcoa Juruti

Maura Moraes, coordenadora técnica do escritório regional de Belém do IEB, fala sobre sua expectativa com a instalação da Escola em Juruti: “A Escola de Sustentabilidade de Juruti é uma iniciativa que concretiza processos de reflexão e ações já iniciados no município, e que deverá aportar relevantes contribuições à formação e ao desenvolvimento do território”, declara.

O IEB tem grande atuação na Região Norte do país e é especializado na capacitação de pessoas e organizações com foco em sustentabilidade.

Fonte: Ascom/IJUS

Compartilhar:

0 comentários:

Amazônia Protege

DESTAQUE:

Tribunal confirma irregularidade de obra que assoreou o Lago do Juá, em Santarém (PA)

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília (DF) negou atendimento a pedido da empresa Sisa - Salvação Empreendimento Imo...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive