quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Ministro Helder trabalha para regularizar fornecimento de energia em Santarém


Reunião nesta quarta-feira (21) contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, e com os presidentes da Celpa e da Associação Comercial e Empresarial da cidade; e com o prefeito do município. Autoridades discutiram alternativas para regularização do serviço

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, realizou uma reunião técnica na tarde desta quarta-feira (21), em Brasília, para solucionar o problema do fornecimento de energia que a população da cidade de Santarém, tem enfrentado no último ano.

Segundo Helder, o objetivo é restabelecer o serviço definitivo de qualidade para os moradores como também garantir para o desenvolvimento da região. “A oferta da energia é algo extremamente preocupante nessa região que, eu tenho tratado desde o ano passado, pois a população não pode sofrer as consequências dessa situação, sendo o Pará é um dos principais produtores de energia do Brasil, inclusive a região oeste que abriga a Hidrelétrica de Belo Monte”, disse ministro.

Participaram da discussão o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, o deputado federal, Lúcio Vale, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, e os presidentes Roberto Branco (Associação Comercial e Empresarial de Santarém) e o Nonato Castro (Centrais Elétricas do Pará - Celpa).

Durante a audiência, foi definido que as equipes técnicas da CELPA vão realizar nos próximos dias um diagnóstico do atual sistema de energia para que o documento seja posteriormente analisado pelo Ministério de Minas e Energia. A previsão é que ocorra um novo encontro na primeira quinzena de março para definição da solução mais adequada para estabilização de energia da região de Santarém.

O ministro Fernando Filho detalhou que o ministro Helder Barbalho solicitou o encontro para que fossem debatidas e averiguadas as interrupções que tem ocorrido na região de Santarém. “Os técnicos da Celpa vão nos trazer um estudo da necessidade ou não de contratação de mais geração de energia para evitar as oscilações que tem acontecido à tarde, horário de maior consumo. Assim que os estudos estiverem concluídos, o Ministério de Minas Energia vai verificar a melhor alternativa para solucionar o problema no fornecimento de energia em Santarém. Esse é o nosso comprometimento com o ministro Helder Barbalho”, explicou.

No último ano, as famílias de Santarém estão com interrupções de energia por volta das 15h e 15h30. Com isso, a oscilação desse fornecimento tem causado vários transtornos para entidades privadas e públicas como explicou o presidente Roberto Branco. “Essas situação tem causando prejuízos incalculáveis para diversas entidades públicas e privadas da cidade e nossa expectativa é que se resolva o quanto antes”.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, ressaltou que existe um preocupação devido o reaquecimento da economia do município. “Novos investimentos estão acontecendo, resultando num aumento de demanda e se não resolvermos agora a tendência é piorar. Mas estamos confiantes de que será solucionado”, disse o gestor. (Ministério da Integração)
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Navio-hospital Abaré retoma atendimento às comunidades ribeirinhas

Após quase um ano sem fazer viagens, o navio-hospital Abaré está nas águas novamente, na região do rio Arapiuns, com uma equipe de saúde pa...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive