sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Pará se destaca no combate ao câncer infantojuvenil


O Dia Internacional do Combate ao Câncer Infantil, lembrado em 15/2, serve para chamar a atenção da sociedade para a doença que, a cada ano, atinge mais de 12 mil crianças e adolescentes, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O Pará tem se tornado referência no tratamento à doença, principalmente por conta da atuação de duas unidades de saúde: o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, e o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém. Ambos são gerenciados pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Inaugurado em 2015, o Hospital Oncológico Infantil já é uma referência no diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil no Norte e Nordeste do País. Sem filas de espera, a unidade atende gratuitamente e de forma humanizada, a cerca de 700 crianças e adolescentes de 0 a 19 anos de diversos municípios do Pará.

Euclides Rodrigues Moraes acompanha o filho de 15 anos, em tratamento no Oncológico Infantil há cerca de seis meses. Vindos de Gurupá, município localizado no nordeste paraense, os dois enfrentam o segundo câncer do jovem. “Passamos por isso quando ele tinha três anos e agora estamos aqui novamente. Tem sido um tratamento diferente porque hoje ele já um adolescente. A equipe médica é ótima e acreditamos que vai dar tudo certo”, contou. O pai, assim como o filho, aguardava ansioso pela penúltima sessão de quimioterapia, das dez agendadas.

Para a médica oncologista pediátrica, Alayde Vieira, a atenção de Euclides com a saúde do filho nos dois momentos de descoberta da doença é um dos fatores que pode fazer a diferença no tratamento do câncer. “Hoje, as pessoas precisam entender que o câncer é uma realidade entre crianças e que quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores as chances de cura”, explicou Alayde.

A médica fez mais um alerta sobre os sintomas do câncer. “Quem está ao lado das crianças, precisa ficar atento e desconfiar sempre de sintomas como a palidez progressiva, a falta de apetite, as febres constantes, os sangramentos, os inchaços pelo corpo, principalmente porque alguns desses sintomas se confundem com o de doenças típicas da nossa região”, aconselhou.

Em outro extremo do Pará, o Hospital Regional do Baixo Amazonas oferece suporte para toda a demanda do Oeste do Estado, que possui população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas. Atualmente, a unidade atende quase 1.800 pessoas em tratamento de câncer. Destas, cerca de 60 são crianças e adolescentes. Os cânceres mais frequentes são leucemia (50% dos casos), renal (9%) e Linfoma de Hodgkin (7%). O hospital oferece tratamento especializado em câncer infantil desde 2013.

A filha de seis anos de Tiane Werneck está há um ano e quatro meses em tratamento contra a leucemia. A mãe destaca a humanização como um diferencial do HRBA. Durante o Carnaval, por exemplo, mãe e filha se divertiram durante o bailinho realizado no próprio hospital. “Minha filha estava contando os segundos para chegar o dia da festa. Todo dia ela perguntava ‘quando é?’ e quando eu soube a data, imediatamente ela pediu uma fantasia”, contou Tiane.

Ações como essas fazem toda a diferença para o sucesso dos tratamentos. “Temos sempre o objetivo de fazer com que os pacientes vivam momentos de alegria, desviando o olhar da doença, que está sempre presente num hospital. Além de tratar a doença, devemos proporcionar alegria e diversão, porque, também, são fundamentais para esse processo”, disse a terapeuta ocupacional Tereza Tavares.

Fonte: Ascom/PróSaúde
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive