quinta-feira, 15 de março de 2018

Celpa chama atenção de motoristas para evitar abalroamento

Acidentes que resultam na quebra de postes tem causado transtornos e prejuízos, tanto para a concessionária, quanto para a população

Manter os carros fora da pista passou a ser comum nos últimos anos no município de Altamira, região do Xingu. E o número de acidentes de trânsito com quebra de postes de energia, conhecidos como abalroamento, tem sido preocupante.
Só ano passado, foram registrados pelo menos 60 casos deste tipo, em vias consideradas bastante movimentadas. Situação que além de colocar em risco a vida de motoristas e passageiros, também causa danos à rede de distribuição e à população, porque muitas vezes ocorre interrupção de energia elétrica.

Os abalroamentos são mais comuns em períodos chuvosos. Mas, não para por ai não! Mesmo quando não está chovendo tem acontecido, por conta do excesso de velocidade e motoristas dirigindo sob efeito de álcool e uso de celular.

Para o executivo da área de Serviços de Rede, Adriano Freitas, esse tipo de situação gera transtornos à população e desperdícios de investimento. “Os recursos utilizados para repor os postes e seus componentes, poderiam estar sendo empregados na ampliação das ações de melhoria da qualidade de energia fornecida para os clientes. É importante ressaltar ao condutor que, além da própria vida está em risco, ele pode, por via judicial, arcar com o valor total dos reparos e danos aos clientes, por isso a gente chama atenção para que os motoristas redobrem a atenção no trânsito”, ressaltou Adriano.

Quando há quebra de poste e rompimento de fiação, o custo mínimo de material e serviço pode chegar a R$ 3 mil.

Só nos primeiros meses deste ano, em média 12 postes já tiveram que ser trocados, após acidentes de carro em vias públicas.

Para evitar maiores transtornos a Celpa desenvolve ações educativas onde ratifica o alerta aos motoristas. A instalação de defensas, que tem o objetivo de amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes, preservando a vida de motoristas e passageiros, é outra medida adotada pela concessionária, no município.

É importante reforçar que, as pessoas não se aproximem de fios e cabos partidos ou caídos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Em caso de ocorrências dessa natureza, a Concessionária orienta que a população entre em contato pela Central de Atendimento 0800 091 0196, disponível 24 horas por dia. Além disso, disponibiliza os serviços por meio do site celpa.com.br, ou pelo aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente para dispositivos móveis como smatphones e tablets.

Fonte: Divulgação/Celpa
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