segunda-feira, 26 de março de 2018

Projeto de educação ambiental em Ipixuna do Pará é premiado


No município de Ipixuna do Pará, no nordeste do estado, o projeto Horta Comunitária nasceu há sete anos com o objetivo de enriquecer a merenda escolar e gerar renda para a população da região. A iniciativa, realizada nas escolas Princesa Isabel na Vila Palmeiras, e Bom Pastor, na Vila Canaã, tem participação de professores e alunos que cultivam feijão, cheiro-verde, cebolinha, couve e outras hortaliças, que posteriormente são incorporadas à alimentação das crianças. Na comunidade Aparecida, também está a primeira maior horta do projeto.

Criado pela Imerys, mineradora que atua com caulim na região, o programa Horta Comunitária recebeu um reconhecimento fundamental: foi vencedor do Prêmio Socioambiental 2017, promovido pelo Instituto Chico Mendes, na categoria Ação Socioambiental Responsável. Além disso, o projeto obteve a certificação do Selo Verde Chico Mendes. A premiação reconhece causas incentivadoras à defesa ao meio socioambiental.

Esse é o terceiro projeto social da Imerys certificado com o Selo Verde Chico Mendes. O programa de Piscicultura, também realizado em Ipixuna do Pará, e a Casa Imerys, maior projeto social da empresa, com sede tanto em Ipixuna quanto em Barcarena, também possuem o reconhecimento. A analista de Relações com a Comunidade da Imerys, Luciana Pinheiro, reforça a importância do prêmio: “É muito gratificante saber que estamos realizando um bom trabalho, com bons resultados, que transforma as vidas das pessoas da região. Esse reconhecimento do público externo é uma importante validação disso”.

A Imerys apoia o projeto de Horta Comunitária com assistência técnica e fornecimento de insumos necessários para a produção dos alimentos. “É uma ótima oportunidade para todos nós e de grande ajuda na geração de renda”, ressalta a comunitária Socorro Moreira, que participa do projeto desde o começo.

Procert – O Prêmio Socioambiental Chico Mendes faz parte do Programa de Compromisso com a Gestão Socioambiental Responsável (Procert), do Instituto Chico Mendes, e promove a Responsabilidade Social, com exemplos de soluções integradas para o desenvolvimento, justiça social e equilíbrio ambiental no Brasil. O Procert é signatário ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e é considerado um dos maiores reconhecimentos do país quando o assunto é Meio Ambiente e Sustentabilidade. A divulgação do Selo Verde constitui-se um importante mecanismo de interferência positiva na disseminação da preservação ambiental, no respeito à vida e na justiça social.


Temple Comunicação
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive