segunda-feira, 26 de março de 2018

Projeto de educação ambiental em Ipixuna do Pará é premiado


No município de Ipixuna do Pará, no nordeste do estado, o projeto Horta Comunitária nasceu há sete anos com o objetivo de enriquecer a merenda escolar e gerar renda para a população da região. A iniciativa, realizada nas escolas Princesa Isabel na Vila Palmeiras, e Bom Pastor, na Vila Canaã, tem participação de professores e alunos que cultivam feijão, cheiro-verde, cebolinha, couve e outras hortaliças, que posteriormente são incorporadas à alimentação das crianças. Na comunidade Aparecida, também está a primeira maior horta do projeto.

Criado pela Imerys, mineradora que atua com caulim na região, o programa Horta Comunitária recebeu um reconhecimento fundamental: foi vencedor do Prêmio Socioambiental 2017, promovido pelo Instituto Chico Mendes, na categoria Ação Socioambiental Responsável. Além disso, o projeto obteve a certificação do Selo Verde Chico Mendes. A premiação reconhece causas incentivadoras à defesa ao meio socioambiental.

Esse é o terceiro projeto social da Imerys certificado com o Selo Verde Chico Mendes. O programa de Piscicultura, também realizado em Ipixuna do Pará, e a Casa Imerys, maior projeto social da empresa, com sede tanto em Ipixuna quanto em Barcarena, também possuem o reconhecimento. A analista de Relações com a Comunidade da Imerys, Luciana Pinheiro, reforça a importância do prêmio: “É muito gratificante saber que estamos realizando um bom trabalho, com bons resultados, que transforma as vidas das pessoas da região. Esse reconhecimento do público externo é uma importante validação disso”.

A Imerys apoia o projeto de Horta Comunitária com assistência técnica e fornecimento de insumos necessários para a produção dos alimentos. “É uma ótima oportunidade para todos nós e de grande ajuda na geração de renda”, ressalta a comunitária Socorro Moreira, que participa do projeto desde o começo.

Procert – O Prêmio Socioambiental Chico Mendes faz parte do Programa de Compromisso com a Gestão Socioambiental Responsável (Procert), do Instituto Chico Mendes, e promove a Responsabilidade Social, com exemplos de soluções integradas para o desenvolvimento, justiça social e equilíbrio ambiental no Brasil. O Procert é signatário ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e é considerado um dos maiores reconhecimentos do país quando o assunto é Meio Ambiente e Sustentabilidade. A divulgação do Selo Verde constitui-se um importante mecanismo de interferência positiva na disseminação da preservação ambiental, no respeito à vida e na justiça social.


Temple Comunicação
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Navio-hospital Abaré retoma atendimento às comunidades ribeirinhas

Após quase um ano sem fazer viagens, o navio-hospital Abaré está nas águas novamente, na região do rio Arapiuns, com uma equipe de saúde pa...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive