sexta-feira, 2 de março de 2018

Triplica número de pirarucus em lago do Tapará Miri, no Rio Amazonas



Carepaua é um dos quatro lagos contados nos dias 21, 24 e 25 de fevereiro. Resultado apontou que a quantidade de peixes é três vezes maior que em 2017

Nos três dias de contagem foram contabilizados os pirarucus dos lagos Carepáua, Taboca, Redondo e Catauari Grande. Uma equipe composta por pescadores certificados na técnica de contagem visual de pirarucu, membros da equipe técnica Sapopema e colaboradores da Universidade Federal do Oeste do Pará realizou o procedimento anual de monitoramento da espécie.

No lago Carepaua localizado na comunidade Tapará Miri, região do Rio Amazonas, em Santarém, no oeste do Pará, foram identificados 158 e 431 unidades em 2017 e 2018, respectivamente.

Os dados servem de parâmetro para análise do trabalho de monitoramento dos lagos realizado pelos próprios pescadores durante o ano para evitar a pesca predatória da espécie de alto valor comercial que corre risco de extinção.

A iniciativa em Tapará miri iniciou em 2002 com foco ao combate da invasão dos lagos para a pesca das espécies em período de reprodução. Com a fiscalização voluntária e análise através da técnica de contagem, eles tem obtido sucesso.

A contagem é feita pelos moradores em parceria com a Sociedade para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente que freqüentemente participa do monitoramento.

Técnica de contagem
A contagem é um procedimento anual que serve de critério para analise de como tem sido feito o trabalho de monitoramento dos lagos e de que maneira os animais estão se reproduzindo.

Conservar o maior peixe de água doce de escama do mundo tem sido a missão desses moradores de comunidades ribeirinhas como Tapará Miri, há décadas. Através do monitoramento e fiscalização dos lagos é possível evitar furtos para permitir a procriação livre da espécie que corre risco de extinção.

Os peixes são divididos em duas categorias: Juvenis (menores que cem centímetros) e adultos (maiores que 100cm).


*É jornalista e assessora de comunicação do projeto Sapopema
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive