sexta-feira, 2 de março de 2018

Triplica número de pirarucus em lago do Tapará Miri, no Rio Amazonas



Carepaua é um dos quatro lagos contados nos dias 21, 24 e 25 de fevereiro. Resultado apontou que a quantidade de peixes é três vezes maior que em 2017

Nos três dias de contagem foram contabilizados os pirarucus dos lagos Carepáua, Taboca, Redondo e Catauari Grande. Uma equipe composta por pescadores certificados na técnica de contagem visual de pirarucu, membros da equipe técnica Sapopema e colaboradores da Universidade Federal do Oeste do Pará realizou o procedimento anual de monitoramento da espécie.

No lago Carepaua localizado na comunidade Tapará Miri, região do Rio Amazonas, em Santarém, no oeste do Pará, foram identificados 158 e 431 unidades em 2017 e 2018, respectivamente.

Os dados servem de parâmetro para análise do trabalho de monitoramento dos lagos realizado pelos próprios pescadores durante o ano para evitar a pesca predatória da espécie de alto valor comercial que corre risco de extinção.

A iniciativa em Tapará miri iniciou em 2002 com foco ao combate da invasão dos lagos para a pesca das espécies em período de reprodução. Com a fiscalização voluntária e análise através da técnica de contagem, eles tem obtido sucesso.

A contagem é feita pelos moradores em parceria com a Sociedade para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente que freqüentemente participa do monitoramento.

Técnica de contagem
A contagem é um procedimento anual que serve de critério para analise de como tem sido feito o trabalho de monitoramento dos lagos e de que maneira os animais estão se reproduzindo.

Conservar o maior peixe de água doce de escama do mundo tem sido a missão desses moradores de comunidades ribeirinhas como Tapará Miri, há décadas. Através do monitoramento e fiscalização dos lagos é possível evitar furtos para permitir a procriação livre da espécie que corre risco de extinção.

Os peixes são divididos em duas categorias: Juvenis (menores que cem centímetros) e adultos (maiores que 100cm).


*É jornalista e assessora de comunicação do projeto Sapopema
Compartilhar:

0 comentários:

DESTAQUE:

Usuários da operadora TIM de Santarém devem ficar alerta para mudança de chip

Santarém e mais 56 municípios do Pará contam a rede de quarta geração da TIM. Para usufruir da nova tecnologia, que oferece uma velocid...

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive