domingo, 22 de abril de 2018

Campanha de vacinação começa nesta segunda-feira


Idosos, crianças após seis meses e menores de 5 anos, grávidas, professores e trabalhadores da área da saúde estão entre os públicos prioritários para vacinação contra a gripe, que começa nesta segunda-feira (23). A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, promovida pelo Ministério da Saúde (MS), disponibiliza as vacinas nas Unidades Básicas de Saúde, mantidas pelas prefeituras, até 1º de junho.

A especialista Tanise Maia destaca a importância da imunização para doenças como a gripe, não apenas para idosos, mas para todos os grupos prioritários. “No entanto, os idosos estão em situação mais vulnerável, devido ao sistema imunológico estar mais debilitado”, ressalta.

A vacina evita complicações causadas pelo vírus Influenza, como pneumonia. “Essa doença é muito comum em idosos acamados. A pneumonia acomete 2,5% de idosos por ano no País. Mas ela pode ser prevenida de forma muito simples: com vacina de combate à gripe”, informa a médica, para quem a desinformação é o problema mais comum na faixa etária a partir dos 60 anos. “Muitos idosos desconhecem ou se recusam a tomar as vacinas. Por isso, prevenir ainda é a melhor atitude. Nós indicamos a imunização”, reitera Tanise Maia.

Atualização - Infectologista do Hospital Jean Bitar, Luciene Sambrano Primo alerta para necessidade de atenção especial com os idosos. ”É um dos públicos-alvo que menos procura a imunização”, garante a médica, informando que dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que até 2020 o número de idosos será maior que o de crianças abaixo de 5 anos.

“Portanto, é necessário atentar para a prevenção dos idosos a cada ano, porque o processo de renovação dos vírus é periódico, e se faz necessária a atualização dessas vacinas”, explica Luciene Sambrano Primo. Segundo ela, as vacinas mais importantes são as que imunizam contra hepatite B, gripe, febre amarela e pneumocócica.

A equipe multiprofissional do HJB realizou de janeiro a março deste ano 6.598 atendimentos ambulatoriais, sendo 334 em geriatria e 300 em pneumologia.

Durante o período de vacinação contra o vírus Influenza, os funcionários, usuários e acompanhantes receberão no “Jean Bitar” orientações sobre a importância da imunização. (G1)
Compartilhar:

0 comentários:

PONTO FINAL

DESTAQUE:

Alcoa tem projetos de neutralização de emissões no Brasil inseridos no prêmio Global ReLeaf 2019

Quatro projetos de neutralização das emissões de CO2 desenvolvidos pela Alcoa no Brasil estão entre os dez escolhidos para o prêmio Globa...

Amazônia Protege

Publicidade:

Publicidade:

Quem somos

O Blog Quarto Poder está no ar desde: 23/02/2007

O Quarto Poder é um blog jornalístico voltado para divulgação de notícias de interesse público.

Artigos e crônicas assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do Blog.

Jornalistas Responsável:

Renata Rosa

Fale com a gente:

Contatos: (93) 98128-1723 - 99131-2444

E-mails: m_santos1706@hotmail.com / m_santos170676@hotmail.com

FALE CONOSCO:


Quarto Poder

Marcadores

Blog Archive